A presidente do movimento Rosa do Bem, Maria Fernanda Grecco Meneghel, realizou na noite desta quarta-feira (25) a palestra “Aprendizados para uma vida saudável e feliz”, na Casa do Advogado de Americana. As inscrições foram feitas com a doação de uma lata ou pacote de leite em pó e a arrecadação será encaminhada pela OAB para entidades assistenciais do município.
Durante a palestra, Maria Fernanda falou um pouco sobre a história do movimento Rosa do Bem, que é registrado em patenteado e teve início em Americana em 2011. Ela também citou dados estatísticos sobre o câncer, fatores de risco, a importância da prevenção, da mamografia, o poder dos sentimentos e de atitudes simples para uma vida saudável e mais feliz.
“A realização de palestras faz parte da programação do Rosa do Bem desde o início com o objetivo de impactar toda a sociedade. Agradeço a OAB pelo convite mais este ano, pela parceria com o nosso movimento e por ser um dos multiplicadores dessa campanha de amor à vida”, destacou Maria Fernanda.
O presidente da OAB de Americana, Rafael Garcia, falou sobre o apoio do órgão para o movimento. “Para nós é uma grande honra e privilégio estar apoiando o Rosa do Bem, na medida em que conseguimos fazer a propagação. Este é o nosso objetivo, o compromisso que assumimos com a Fernanda, de sermos multiplicadores dessa mensagem do quanto é importante este trabalho de prevenção ao câncer de mama”, ressaltou.
Exames
O movimento Rosa do Bem continua a fazer os agendamentos para exames gratuitos de mamografia, que estão sendo realizados por meio da carreta do Hospital de Amor (antigo Hospital do Câncer de Barretos). As vagas estão disponíveis para mulheres de 40 a 69 anos, residentes em Americana e que não estejam em tratamento. As interessadas devem levar RG, CPF, comprovante de endereço e cartão SUS na sede do Rosa do Bem (Rua José Moreno, 209, Jardim Alvorada), de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.
No total, serão realizadas duas mil mamografias e 600 exames Papanicolau. As novidades em 2019 são a ampliação do número de mamografias, que foram 1553 em 2018, e a realização pela primeira vez de exames Papanicolau. Nas oito edições do Rosa do Bem, já foram feitos 4.354 exames de mamografia.