A garoa que insistiu em cair na manhã deste domingo (22) não afugentou o público que lotou o Centro de Cultura e Lazer de Americana para a Caminhada Rosa do Bem.
Desde às 08h, crianças, jovens, adultos e o pessoal da ‘melhor idade’ se reuniram em prol da campanha que, através do impacto social, tinha o desejo de chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção contra o câncer de mama.
Os participantes puderam realizar a troca dos dois quilos de alimentos não perecíveis pela camiseta oficial e, desta forma, se unirem no movimento. Pontualmente às 09h, Fernanda Meneghel, organizadora, deu a largada oficial. Dedicou a caminhada 2017 que chegou a sétima edição para Edna Ferreira dos Santos, 52, que em 2016 foi diagnosticada com câncer de mama. Após a cirurgia e o tratamento foi curada e, neste ano, estava feliz e confiante participando da caminhada. “Edna é o exemplo para muitas mulheres. ?? muito importante que todas nós nos unamos, que façamos o exame”, falou Fernanda que, sem seguida, chamou o padre Pedro Leandro Ricardo – da Basílica Santo Antonio e Lu Alckmin, primeira-dama do Estado e madrinha do evento. “?? uma alegria muito grande estar mais uma vez com vocês nesta caminhada linda e de amor”, disse Lu.
Um mar rosa formado por 7.500 pessoas tomou conta da avenida Brasil. O percurso de 2,5km se estendeu até o Parque Ecológico e retornou ao CCL. Durante o trajeto era possível ver mulheres que estão em tratamento contra o câncer visivelmente emocionadas com as músicas e as palavras de fé e incentivo.
Ao final da caminhada, milhares de balões cor de rosa voaram para o céu de Americana, transformando o término em um ato apoteótico.
O movimento Rosa do Bem é parceiro do Hospital de Câncer de Barretos. Até o dia 28 de outubro, a carreta de prevenção estará realizando exames preventivos totalmente gratuitos em mulheres que fizeram o agendamento prévio. Neste ano serão realizados mais de 1050 exames.