O Dia das Mães, segunda data comemorativa mais importante para o comércio, promete movimentar os lojistas a partir desta semana. Uma pesquisa de intenção de compra feita pelo Instituto Datacenso para a Associação Comercial do Paraná (ACP) mostra que os comerciantes estão otimistas: 50% deles acreditam que venderão mais neste ano do que em 2018.
O varejo, especificamente, já demonstra confiança com a alta acumulada em vendas de 9% no primeiro bimestre do ano, de acordo com dados da Pesquisa Conjuntural da Fecomércio PR. O setor que mais contribuiu para esse resultado foi o de lojas de departamentos (32,5%). Neste período, os lojistas ampliaram os estoques em aproximadamente 10%, o que demonstra boas expectativas de vendas.
O Grupo Tacla, um dos maiores grupos de shoppings centers do Brasil, com sete empreendimentos em operação, realizou uma pesquisa de intenção de compra no Palladium Shopping Center e no Ventura Shopping, nos dias 26 e 27 de abril, em Curitiba (PR). ???De acordo com os números dos últimos anos, o Dia das Mães promete boas vendas e nossa expectativa está alta. O vestuário é a preferência da maioria dos clientes e, com tantos empreendimentos no Grupo, conseguimos atingir o público de forma democrática e contribuir com o setor???, destaca a gerente de marketing do Grupo Tacla Shopping, Cida Oliveira.
Entre os que vão presentear as mães, 31% darão roupas; 20% perfumes ou cosméticos; 17% acessórios e 15% calçados. As outras opções do questionário foram: utensílios domésticos, decoração, eletrônicos, livros e experiência, que somam 17%. Já entre os homens que pretendem presentear as esposas, 29% optam prioritariamente por roupas; 21% por perfumes e cosméticos; 17% por calçados; 16% por acessórios; e 16% por utensílios domésticos. O outro 1% opta por presentear com livros.
As mães também participaram da pesquisa e, dentre o que mais gostariam de ganhar, a opção de acessórios é a escolha de 23% delas. Em seguida, 17% optaram por roupas e 17% por calçados. Os utensílios domésticos também são uma boa opção, com 15% de preferência de presente entre as mães. As opções de decoração, perfumes ou cosméticos, livros e experiência somam 28%.