A Secretaria de Saúde de Nova Odessa, por conta da chegada das férias escolares e do período de festas, faz algumas recomendações. Como as crianças passam mais tempo em casa, aumentam os riscos de acidentes domésticos. Segundo o secretário de Saúde de Nova Odessa, Valmir Crepaldi Silva, nesta mesma proporção deve-se aumentar a atenção dos pais e familiares. 
“No Brasil, acidentes domésticos e de trânsito, são a principal causa de morte em crianças e adolescentes de um a 14 anos de idade. No País são cerca de 5.200 mortes e 126.000 hospitalizações ao ano (segundo dados do Ministério da Saúde)”, explicou o secretário.
Entre os cuidados, destaca-se o transporte das crianças de maneira adequada nos carros, com cadeirinhas, cintos de segurança. Também é preciso permanecer próximo a eles em locais de alta concentração de pessoas e de risco, como praias, festividades, parques, entre outros.
“Uma orientação é manter as crianças com identificação e números de contato, em caso de se perderem”.
Outra dica é selecionar a comida oferecida fora de casa para evitar contaminações e diarreias. “Isso serve para os adultos também e, para prevenir queimaduras de sol, é importante o uso de protetor solar e observar os horários adequados à exposição solar”, disse o secretário de Saúde.
“Quanto aos adultos, lembramos que bebida e direção são uma combinação perigosa e, muitas vezes fatal, sendo responsável por 25% dos acidentes de trânsito no Brasil. Os fogos de artifícios, muito utilizados neste período comemorativo, também causam acidentes graves, como queimaduras, amputações de membros e até mortes. Enfim, prevenir ainda é a melhor solução e todos nós, de forma responsável, podemos contribuir na diminuição desta estatística”, finalizou Crepaldi.