A partir desta quinta-feira, dia 10 de dezembro, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Sumaré oferecerá mais um serviço para os sumareenses. Entra em funcionamento o Serviço de Emissão do Certificado Internacional de Vacinação. O certificado é um documento que comprova a vacinação contra algumas doenças como a febre amarela, exigido em viagens internacionais. O serviço foi implantado pelo Departamento de Saúde Coletiva da Prefeitura.
Quem precisar da emissão do documento deverá ir pessoalmente na sede da Saúde Coletiva, localizada na Rua Alzira Pires Foffano, n° 03, no Jardim Franceschini, Região Central, às quintas-feiras, das 8h às 12 horas, portando comprovante de residência, documento com foto, caderneta de vacinação e comprovante de cadastro no site da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), portal.anvisa.gov.br. O atendimento é somente para os moradores da cidade.
O certificado é um pré-requisito para viagens internacionais e os que precisavam tinham que emitir o documento no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
A recomendação é que quem for realizar uma viagem se vacine com pelo menos dez dias de antecedência. A vacina pode ser aplicada a partir dos nove meses de idade e tem validade de dez anos.
Os profissionais da Saúde Coletiva foram treinados para dar auxílio com informações sobre os riscos que os viajantes podem correr durante a viagem internacional, práticas de pronto-atendimento e os principais cuidados que deverão ser tomados.