A Prefeitura de Santa Bárbara d???Oeste iniciou, no mês de outubro, a segunda etapa do trabalho de acompanhamento nutricional dos alunos da rede municipal de ensino. A ação que consiste na realização de exames antropométricos, ou seja, pesar e medir os estudantes ocorre por meio da parceria entre Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde, fazendo parte do PSE (Programa Saúde na Escola) – Eixo Nutricional.
 No último dia 6 (quinta-feira), a Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) ???Rotary??? e Emefei (Escola Municipal do Ensino Fundamental e Educação Infantil) ???Profª Iraídes Ferreira Lourenço???, ambas no Jardim Pérola receberam a equipe para realização dos exames. Nesta segunda etapa, as crianças de 0 a 3 anos estão sendo reavaliadas. A ação que tem como público alvo todos os estudantes da rede municipal, teve sua primeira etapa em março com alunos de 0 a 11 anos. A coordenadora do PSE pela Secretaria de Educação, Juliana Urbano, comentou que com os dados em mãos é calculado o IMC (Índice de Massa Corpórea) de cada aluno, verificando assim a situação de peso do mesmo comparado com o resultado do exame anterior. Ela também explicou que em março de 2017 será realizada uma ação específica com os responsáveis pelo aluno, em que receberão orientações sobre alimentação e, se necessário, encaminhamento para a Unidade Básica de Saúde (UBS) para acompanhamento de nutricionista. De acordo com a coordenadora, para otimizar  o acompanhamento das crianças, a Prefeitura entregou recentemente, balanças de modelos adulto e pediátrico para todas as 45 unidades escolares municipais. ???Foram distribuídas 69 balanças no total, sendo elas divididas em segmento: Educação Infantil (Creche), balança pediátrica e Educação Infantil (4 e 5 anos) e Ensino Fundamental, equipamento adulto. As unidades que possuem mais de um seguimento receberam duas balanças??? disse. ???Os exames antropométricos são realizados seguindo cronograma previamente estabelecido, de forma a não prejudicar as atividades escolares???, completou.  Sobre o programa
Implantado em 2013 no Município, o Programa Saúde na Escola envolve mais de 14 mil alunos da rede municipal, com políticas de Saúde e Educação visando a prevenção da saúde e construção de uma cultura de paz.