Falar de investimentos é um hábito que, aos poucos, fica mais comum entre os brasileiros. Mas, claro, nem todos estão familiarizadas ainda com o mercado financeiro, principalmente por causa do receio em perder dinheiro. Por sorte, a tecnologia e a economia se uniram para, entre outras coisas, acertar esses pontos de insegurança.

Desse avanço nasceu a automação de investimentos, uma saída para solucionar algumas dessas questões encontradas no mercado financeiro tradicional e que afligem ??? bastante, mas não exclusivamente ??? investidores principiantes, como onde investir, como equilibrar a carteira de ativos ou mesmo como realizar as operações no mercado de ações.
Trata-se de um conceito novo e, como tal, pode ser encarado com certa desconfiança, ainda mais porque o mercado de investimentos é muito tradicional. No entanto, a proposta é justamente facilitar a vida dos investidores não apenas com relação a tempo, mas também a gastos, pois a automação visa diminuir as taxas que envolvem as aplicações financeiras.
Mas, antes de tudo, o que é automação de investimentos?
De forma simplificada, a automação é uma evolução do mercado financeiro que não necessita de intervenção humana para ser executada, pois é feita por meio de algoritmos e regras predefinidas. ?? chamada de evolução, porque é capaz de unir todas as informações exatas, em um curto espaço de tempo, e definir com precisão quais as melhores estratégias de investimentos.
Como resultado, é como se todos tivessem acesso a estratégias de um investidor experiente, mesmo sem conhecimento. A automação permite, então, que se tenha alta performance no mercado de maneira rápida e simples, apenas com o preenchimento da rentabilidade esperada e o risco que pode suportar.
Definidos esses pontos, algoritmos passam a analisar, dentre os produtos financeiros disponíveis, quais são os mais indicados e qual o melhor momento para adquiri-los ou mesmo vendê-los. Esse sistema de investimentos inteligentes é conhecido como robô investidor, mais especificamente robô advisor (traduzido como ???robô consultor???).
Como funciona um robô advisor?
Como dito anteriormente, trata-se de um robô consultor, que avalia todas as variáveis e define quais as melhores estratégias de investimento. Para isso, é preciso que ele tenha disponíveis algumas informações básicas sobre o comportamento do investidor, como perfil, orçamento e prazos.
?? uma inteligência artificial aplicada ao mercado financeiro: cruzam-se todos esses dados em um intervalo de tempo muito curto. A partir daí, é criado um perfil exclusivo do investidor, com níveis retalhados de informações. Depois, com base na relação risco x retorno, o robô advisor consegue preparar uma carteira de ativos diversificada e especialmente pensada para cada um.
Na carteira, é possível encontrar os mais diversos tipos de aplicações; afinal, o robô faz uma varredura em todos os produtos financeiros disponíveis no mercado. Renda variável e fixa, diversos prazos, rentabilidades e tudo mais pensado para trazer o equilíbrio necessário e, assim, evitar perdas e prejuízos.
Quais os benefícios da automação de investimentos?
As atualizações no mercado financeiro são feitas justamente para que ele possa ser menos complexo e, portanto, mais acessível a todos os investidores. Por esse motivo, a principal vantagem em contar com o processo de automação de investimentos é ter essa facilidade de análise.
Aqui, é possível considerar não apenas o nível profissional com que ela é feita, sem haver necessidade em contratar um consultor especialista na área, mas também a quantidade significativa de produtos avaliados dentro de um curto espaço de tempo ??? o que seria inviável sem um sistema informatizado.
Tudo é feito com muita rapidez, a partir do momento em que se tem as informações necessárias. Principalmente para investidores com pouca ou nenhuma experiência, não é mais preciso ter um tempo grande de pesquisa e estudo, pois um robô advisor é capaz de traçar caminhos assertivos por meio de algoritmos.
Claro, aqui é importante ressaltar que a automação de investimentos não exclui a importância de adquirir conhecimento sobre o mercado e sobre o cenário político-econômico nacional e internacional. O ponto-chave é a possibilidade de fazer as duas coisas de forma concomitante.
Além disso, o processo inteiro é feito com segurança, desde que a empresa seja regulamentada. Nesse ponto, claro, a sinceridade do investidor também conta bastante, pois os robôs trabalham com informações precisas e não identificam dúvidas e ???achismos???.
Por fim, um ponto vantajoso bastante válido é a redução de custos com comissões e taxa de administração. Não tanto pela rentabilidade líquida, mas muito mais por ser um fator impeditivo para investidores menores, que não possuem tantos recursos para começar a aplicar, a redução dos gastos nesse momento inicial faz bastante diferença.