Mais de 30 anos depois do pai, Sami Rico decidiu regravar a canção como uma forma de homenagear o seu ídolo em seu DVD “O Filho da Lenda: 10 anos de Saudade” que foi registrado no último dia 08 de abril na cidade de Americana, interior do Estado de São Paulo.

Sempre pensando à frente e mostrando a sua genialidade em escrever canções e poesias, em 1994, Zé Rico homenageou o piloto brasileiro, Ayrton Senna, ao compor e interpretar a música “Herói da velocidade”.

Herói da velocidade:

https://www.youtube.com/watch?v=vlmRam5Qvsw

Na gravação, além da excelente interpretação, Sami entrou no palco todo caracterizado de piloto, usando o capacete verde e amarelo e vestindo o macacão vermelho que marcou a trajetória de Senna na Fórmula 1. Vale lembrar que nos 80, a Honda, que fornecia motores à Fórmula 1, buscava uma referência para promover o esporte no Japão e com duas vitórias (1988 e 1993), Senna se transformou no maior ídolo da Fórmula 1 do país asiático.

Leia + sobre Famosos, artes e música

Com a homenagem, Sami é mais um que faz permanecer viva a lembrança de um dos maiores ídolos do Brasil de todos os tempos.

Ayrton Senna também é ídolo para muitos pilotos, inclusive para Lewis Hamilton (sete vezes campeão mundial de Fórmula 1), que já expressou grande admiração por Senna. Em 2024, foram lançadas duas séries contando a vida de Senna, fora e dentro das pistas. “Senna por Ayrton”, que estreou pela Globoplay tem três episódios e com direção de Rafael Pirrho, e “Senna” que está na Netflix com seis episódios e a direção de Vicente Amorim e Julia Rezende.

Considerado por muitos como o melhor piloto de Fórmula 1 de todos os tempos, seus expressivos números ajudam a explicar o status de ídolo: são três títulos mundiais (1988, 1990 e 1991), 41 vitórias, 65 poles e 80 pódios entre 1984 e 1994. Seu legado – assim como Zé Rico foi para música – deixou valores atemporais, como a inspiração para criar o Instituto Ayrton Senna, que, há 30 anos, tem como missão desenvolver pessoas e preparar o ser humano para a vida por meio da educação.

“Herói da velocidade” é a primeira música do projeto “O Filho da Lenda: 10 anos de Saudade” que chega ao conhecimento do público e da mídia, nesta quinta-feira (01), mas em breve todos vão conhecer o trabalho de Sami Rico de modo muito mais amplo.

O FILHO DA LENDA: 10 ANOS DE SAUDADE

O DVD “O Filho da Lenda: 10 anos de Saudade” contou com 15 participações. Com um time de craques no palco, Sami fez história. Uma homenagem póstuma a seu pai e que reuniu várias gerações da música sertaneja como Zezé di Camargo, Ana Castela, Luan Pereira, Edson & Hudson, Guilherme & Santiago, Xand Avião, Fred & Fabrício, Gustavo Mioto, Mari Fernandez, Traia Veia, Clayton & Romário, Hugo Henrique, Marcos Paulo & Marcelo, Arielly Dara e Banda Corpo & Alma.

No repertório, vários sucessos emplacados por Zé Rico em novas versões com arranjos mais ousados pela produção musical de Bruno Brito. O projeto tem um total de 40 músicas distribuídas em 26 faixas, sendo sete inéditas e 33 regravações, sendo algumas em medleys especialmente produzidas para esta ocasião. Foram incluídas várias composições de Zé Rico, relembrando também seu carisma como compositor. A direção de vídeo ficou nas mãos de Jacques Jr.

O evento contou com a participação do público, fãs, amigos, familiares e convidados. Um dos pontos mais marcantes do DVD foi quando Sami cantou a música “Meu passado” junto com seu pai, com imagens de José Rico projetadas no telão. Sami ficou emocionado levando o público às lágrimas.

SAMI RICO

Morando na cidade de Americana, interior do Estado de São Paulo, Sami Rico carrega as influências do pai, José Rico. Entre as referências que o faz “beber na fonte” do pai, estão o comprometimento e a dedicação, qualidades sempre exaltadas em Zé Rico por grandes nomes do gênero. Apesar de todas as influências deixadas pelo pai, inclusive na hora da escolha do repertório, Sami faz uma mescla do sertanejo tradicional com a modernidade que a própria idade traz ao seu trabalho. E é exatamente essa proposta que ele apresenta ao público.

Em 2022, Sami Rico lançou o seu primeiro trabalho, o EP “Na Moagem”, com sete faixas. No ano de 2024, Sami deu início a uma nova série de lançamentos como “Bêbado sem noção”, “Marmitinha” e a romântica “Erro e a errada”, que contou com a participação especial do cantor Gustavo Mioto. Todas já ultrapassaram a marca de meio milhão de acessos no Youtube. Ainda em 2024, lançou a irreverente, “Tati”, que já ultrapassou 1.2 milhão de visualizações no Youtube.

Para ouvir suas músicas e conhecer um pouco mais de Sami Rico, acesse as redes sociais: