O deputado estadual Chico Sardelli (PV) participou hoje (21/07) de debate na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro sobre as soluções tecnológicas para despoluição da Baía de Guanabara e do Complexo Lagunar da Barra. O evento foi promovido pelo Fórum de Desenvolvimento do Rio, órgão da Alerj. Sardelli é membro da Comissão de Meio Ambiente na Alesp e falou sobre experiências em São Paulo na despoluição de rios, as tecnologias aplicadas e resultados obtidos.
Estiveram presentes representantes dos vários poderes e da sociedade civil. O deputado Nivaldo Mulim presidiu a mesa, que contou ainda com o diretor de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Sérgio Gonçalves, o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, o oceanógrafo David Zee, o diretor executivo da Câmara Metropolitana, Vicente Loureiro, e o presidente da Câmara Comunitária Da Barra da Tijuca, Delair Dumbrosck.
 Por ocasião dos Jogos Pan-Americanos, a seleção americana não queria ficar na Vila do Pan devido ao mau cheiro e poluição no Arroio Fundo. Para resolver esse problema, foi implantada em 2007 uma Unidade de Tratamento de Rio (UTR), que permite a limpeza das águas através do processo de flotação.
Essa UTR operou de forma provisória durante os Jogos Pan-Americanos e permitiu a eliminação dos odores na Vila do Pan e em 2010 de forma definitiva, dentro do Caderno de Encargos para os Jogos Olímpicos de 2016.