O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d???Oeste vai intensificar o combate ao desperdício da água diante deste período crítico de estiagem, situação que já preocupa dirigentes da autarquia barbarense em função do baixo nível dos mananciais apresentados até agora ??? queda de 42% na capacidade hídrica entre as três represas. Orientações de economia à população, agilidade nas manutenções em redes de água pelo DAE e uma rígida fiscalização em adulterações de hidrômetros e em ligações clandestinas, são algumas das medidas decididas em reunião, realizada na manhã de hoje(18), entre diretoria e funcionários.
Lavar calçadas e veículos com a mangueira é a medida considerada mais abusiva neste período da crise hídrica. Diante disso, fiscais e funcionários do DAE que atuam nas ruas estarão abordando os consumidores que forem flagrados nesta prática, de início apenas com orientações, uma posterior aplicação de multa está sendo estudada pela administração, para isso será necessário a criação de lei. Nestes casos a população pode ajudar com denúncias através dos fones: 0800-770-3459 ou 3459-5910, o anonimato da ligação será preservado.
As ações compreendem a distribuição de cartazes com o tema ???Água ??? Combate ao Desperdício???, que serão distribuídos em vários pontos de grande fluxo de pessoas, e folders que serão distribuídos de casa em casa com dicas de economia; será reforçada a fiscalização para detectar hidrômetros adulterados e ligações clandestinas; palestras sobre o tema nas escolas públicas e privadas serão agendadas, além de outras inciativas em estudos.
O diretor-superintendente interino da autarquia, Roberto Corlatti, espera que a adesão a essa campanha de economia da água seja produtiva.