Com o início do ano letivo, a Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste retomou as ações de incentivo à leitura infantil com a distribuição de livros nas escolas da Rede Municipal de Ensino que atendem cerca de seis mil crianças de até cinco anos. O objetivo é ampliar o acervo literário das escolas e promover a formação de leitores. O programa é uma parceria da Prefeitura e do Governo Federal e nesta etapa foram distribuídos 20 títulos.
As ações de incentivo à leitura acontecem nas unidades de Educação Infantil por meio de diversos projetos, como o ???Trilhas???, ???Sarau de Poemas???, ???Amigos Leitores???, ???Sarau Literário??? e ???Teatro de Leitores???, além de rodas de leitura, movimento de bibliotecas e sacolas literárias para todas as séries.
Com a aquisição de novos títulos, as leituras se mantém renovadas e interessantes. Dentre os títulos entregues nos acervos de educação infantil estão ???Esperando a Chuva???, de Veronique Vernette, ???A jornada do pequeno Senhor Tartaruga???, de Inge Vergh, e Inge Miss, ???A galinha que sabia nadar???, de Paul Adshead e ???Vitória da Preguiça???, de Helen Lester. O objetivo da Secretaria da Educação é que os acervos sejam implementados periodiocamente. A próxima etapa é investir em novos livros para os acervos da Educação Fundamental.
Sessões Simultâneas de Leitura
Na segunda quinzena de fevereiro, a equipe pedagógica da Educação Infantil, Educação Especial e EJA (Educação de Jovens e Adultos) participou de capacitação e discussão sobre os projetos de formação de leitores, da creche à EJA. Dentre as ações definidas, as sessões simultâneas de leitura serão realizadas com as crianças como um instrumento para formar uma comunidade de leitores. Nestas sessões, as crianças escolhem a história que querem ouvir segundo suas preferências literárias e os professores, como leitores-modelo executam a leitura, despertando o interesse. Essas sessões serão realizadas de maneira simultânea com títulos diferentes, envolvendo toda equipe de professores.