Uma alimentação balanceada e de qualidade na infância gera adultos mais saudáveis e conscientes. Com este objetivo, muita criatividade, carinho e técnica, as nutricionistas da rede municipal de ensino de Santa Bárbara d’Oeste seguem com orientações aos profissionais da cozinha, além de ensinar as crianças sobre hábitos alimentares saudáveis. Esta é uma das ações da Prefeitura voltadas ao cuidado com nossas crianças.

Durante o ano letivo a equipe técnica do Setor de Alimentação Escolar, da Secretaria da Educação, percorre as escolas municipais para avaliar trabalhos, orientar, sanar dúvidas e realinhar diretrizes. Após identificar as demandas, é criado um cronograma de ações baseadas no EAN (Educação Alimentar Nutricional), plataforma de trabalho intersetorial e multiprofissional, que utiliza diferentes abordagens educacionais.
Neste ano o trabalho integrado focado na mudança de hábitos começa pelo CIEP (Centro Integrado de Educação Pública) “Padre Victório Freguglia”, na Vila Pântano II e CIEP “Leonel de Moura Brizola”, no Santa Rita, onde serão realizados trabalhos de captação de informação para que posteriormente a equipe elabore o cronograma de atividades necessárias dentro de abordagens específicas.
Antes disso, a EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) “Vereador José Luiz da Silva” (Zelinho), no Conjunto dos Trabalhadores, recebeu as ações. Após a observação de que grande parte dos alunos de 4 a 6 anos do Jardim I e Jardim II (Educação Integral) não possuíam hábito de consumir frutas, legumes e verduras da alimentação escolar, a equipe promoveu uma abordagem lúdica, porém estratégica, na qual as crianças aprenderam e foram estimuladas a praticarem uma alimentação saudável e equilibrada.
Para isso foram desenvolvidas diversas atividades como: colagem com papeis e tecidos, confecção de alimentos fictícios feitos em EVA, manipulação de alimentos, criação de pratos personalizados, gincana sensorial e degustação de cardápio não convencional. Foram realizados seis encontros, cada um com um alimento como tema: maçã, mamão, cenoura, abobrinha, brócolis e beterraba. Também aconteceu exposição e palestras aos pais com o objetivo de semear novos saberes e implantar novos hábitos a rotina das famílias. Participaram ao todo 46 crianças.
“As refeições servidas nas escolas municipais são devidamente acompanhadas pelo Setor de Alimentação Escolar, por meio de nutricionistas que cuidam de tudo com muita perícia e carinho para que os alimentos sejam variados e compostos com valores nutricionais de acordo com a faixa etária das crianças. As nutricionistas desenvolvem um importante trabalho junto às escolas no combate a obesidade infantil, propiciando cardápio diferenciado, visando estimular hábitos saudáveis nas crianças e familiares”, disse a secretária de Educação, Tânia Mara da Silva.
Qualidade
A qualidade é a palavra-chave da matéria-prima e dos procedimentos realizados na alimentação das escolas municipais de Santa Bárbara. “Seguimos o novo guia de alimentação dos brasileiros, do Ministério da Saúde e priorizamos o que é natural e saudável, evitando os processados e ultraprocessados, ele é nossa meta”, disse a Gestora do Setor de Alimentação Escolar, Rosemary Claus Mondoni. “Atualmente cerca de 30% dos produtos de hortifruti são orgânicos, livres de agrotóxicos e de fornecedores de agricultura familiar. O suco oferecido é 100% natural, sem conservantes e sem açúcar. O yogurte também vêm da agricultura familiar, mais saudável e sustentável. Todo esse cuidado com a qualidade reflete na saúde das crianças”, concluiu.