Santa Bárbara d’Oeste conquistou a qualificação para a manutenção do selo de Município “Verde Azul” (MVA). Com 79,98 pontos, o município está no 18º lugar no ranking de 164 cidades que foram qualificadas para a certificação, que será concedida em outubro. Na RMC (Região Metropolitana de Campinas), Santa Bárbara ocupa o 2º lugar em pontuação.
O evento de qualificação foi realizado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente em Bauru nesta quinta-feira (11). Os integrantes da comissão do MVA de Santa Bárbara foram recebidos pelo secretário de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Rodrigues Penido e pelo coordenador do Programa do MVA do Estado, José Walter Figueiredo Silva e pelo No total, 645 municípios buscaram a qualificação para a manutenção ou obtenção do selo que envolve ações de 85 diretivas que são avaliadas por sua implementação e eficácia. A certificação é anual e a de 2019 será concedida após análise técnica do que foi realizado no Município de outubro de 2018 até setembro de 2019. O Programa Município Verde Azul (PMVA) tem como objetivo apoiar a eficiência da gestão ambiental dos municípios, auxiliando as prefeituras na execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.
O selo MVA garante ao Município a prioridade na captação de recursos junto ao Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP). Entre ações realizadas estão as atividades de Educação Ambiental, a revitalização do NEA (Núcleo de Educação Ambiental), transformando-o em casa modelo de sustentabilidade, participação em oficinas oferecidas pela Defesa Civil estadual, implantação do espaço árvore e da floresta urbana, as obras das Estações de Tratamento de Esgoto Toledos 2 e Barrocão, para universalização do esgoto tratado, a Feira Agroecológica do produtor, ações de recuperação de nascentes, dentre outras.