O governo João Doria (PSDB) aposta no programa ‘Corujão da Saúde’ para serviços privados da Região Metropolitana de Campinas com o objetivo de agilizar o diagnóstico e tratamento de pacientes que aguardam exames na rede pública de saúde. Na região, somente o Hospital Santa Bárbara, de Santa Bárbara D’Oeste, vai ter o serviço.
As unidades foram selecionadas e habilitadas mediante convocação pública, e poderão ofertar exames de mamografia, ultrassonografia e endoscopia a pacientes das três regiões abrangidas na primeira fase do programa ??? além de Campinas, participam o Vale do Paraíba e a Grande São Paulo.Serviços de diferentes cidades da Região Metropolitana de Campinas foram habilitados.
Em Campinas, o Hospital Vera Cruz, S.A, vai trazer o serviço. No Vale do Paraíba, outras oito unidades privadas participam do programa, que também abrange inicialmente sete serviços da capital, para atender pacientes da Grande São Paulo. Os pacientes serão comunicados sobre data e horário dos exames pela equipe da Cross (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde).
“O ‘Corujão’ é um compromisso do Governo de São Paulo que visa aprimorar a saúde pública. Com a otimização da rede própria e com as parcerias com serviços privados, garantimos a detecção precoce de doenças e o acesso aos procedimentos diagnósticos e terapêuticos, com foco no atendimento ágil e de qualidade”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira.Os atendimentos extras do ‘Corujão’ estão em andamento desde fevereiro, em hospitais e AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) da rede própria de saúde, por meio da otimização dos serviços e fluxos de agendamento. Uma nova convocação pública será publicada nesta quinta-feira, 7 de março, para selecionar outros serviços privados interessados em participar.
As três regiões abrangidas neste momento totalizam uma demanda reprimida de 155.243 exames, somando 50.627 na Grande São Paulo, 73.138 na região de Campinas e 31.478 exames no Vale do Paraíba.