Santa Bárbara d´Oeste recebe, pela primeira vez, um dos cursos profissionalizantes do Programa ???Via Rápida Expresso???, promovido pela Secretaria de Estado da Habitação de São Paulo, por meio da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SDECTI). 
Com o apoio da Prefeitura, o curso profissionalizante de pintura para construção civil oferecido aos moradores do Conjunto Habitacional Roberto Romano, conta com 25 alunos. Os encontros acontecem de segunda a sexta-feira, das 8 às 13 horas, no CRAS IV (Centro de Referência de Assistência Social). A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura. 
Para participar do curso, o morador precisa ter entre 16 e 59 anos, ser alfabetizado, estar com o CPF regularizado junto à Receita Federal e, preferencialmente, estar desempregado. Os participantes do curso recebem bolsa-auxílio de R$ 210,00, desde que não receba seguro-desemprego ou outro benefício da Previdência Social, como pensão, aposentadoria, auxílio-doença, entre outros. 
A carga horária do curso é de 100 horas, com 30% de aulas teóricas e 70% de aulas práticas. As aulas seguem até dia 17 de fevereiro e, os alunos que não tiverem três faltas consecutivas ou cinco intercaladas, receberão certificado. 
As aulas são resultado de uma parceria entre CDHU e SDECTI para promover cursos profissionalizantes gratuitos aos moradores dos conjuntos habitacionais. A SDECTI fornece material didático e convoca os professores (escolhidos pela Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura – FAPETEC), enquanto a CDHU, com o apoio da Prefeitura, busca o local para as aulas. 
O Programa ???Via Rápida Expresso??? é uma modalidade do Programa Via Rápida que tem como objetivo oferecer cursos de curta duração, na área da construção civil. Além de Santa Bárbara d´Oeste, mais seis cidades recebem o curso atualmente. Em 2016, a iniciativa ofereceu 10 mil vagas para o Via Rápido Expresso e outras 10 mil vagas para o Via Rápida Econômico.