Foto: Márcio Fernandes/Estadão
S??O PAULO – O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto (PT), mandou guinchar nesta quinta-feira, o carro do deputado estadual Antonio Mentor (PT), estacionado em local proibido, ao lado da sede da Prefeitura de São Paulo. A infração de trânsito foi flagrada pela reportagem do Estadão por volta das 17h30. Mentor participava de uma audiência no prédio e Tatto, de uma reunião pública, marcada pelo Movimento Passe Livre (MPL), na entrada do Edifício Martinelli.
Veículo oficial da Assembleia Legislativa, o Vectra do deputado tinha placa preta e foi estacionado bem embaixo da sinalização de trânsito que indicava a irregularidade. Uma agente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) já havia autuado o carro quando Tatto chegou ao local. Mas, em função da placa preta, não se sabe se a multa será entregue no gabinete do deputado. Isso porque os dados verdadeiros do veículo não puderam ser identificados pela fiscal. 
Ao ver o flagra, Tatto imediatamente pegou o celular e deu a ordem para guinchar o carro. O motorista do carro, que conversava calmamente com colegas na frente da Prefeitura, acompanhou toda a ação e só resolveu tirar o veículo do local quando ouviu que seria guinchado. 
Ainda sem saber de quem era o carro, Tatto comentou que a multa seria, sim, paga pelo responsável pelo carro. Mentor não foi localizado.
A assessoria do deputado informou que o motorista não costuma estacionar o carro em local proibido. Ele teria cometido a infração apenas porque precisava ir “urgentemente ao banheiro”. “Foi um caso pontual.”
Ao Estadão, o motorista, no entanto, confirmou que costuma estacionar no local sempre que precisa deixar o deputado ou outra pessoa na Prefeitura. Ele ainda afirmou que sua intenção era mudar o veículo de lugar assim que surgisse uma vaga do outro lado da rua, onde é possível parar. “No centro é muito difícil achar uma vaga”, reclamou, sem revelar seu nome.
NOTA DE MENTOR- Nota à imprensa
Sobre matéria veiculada na imprensa, que trata do estacionamento irregular de carro oficial da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, utilizado pelo Deputado Estadual Antônio Mentor, temos a esclarecer o segue;De fato houve uma infração de trânsito que ocorreu por necessidade fisiológica do motorista; como todo cidadão e condutor de veículo ele está sujeito as leis de trânsito. Por isso foi autuado e a multa será paga.
Esclarecemos que o funcionário, nos treze anos que trabalha no Gabinete do Deputado Estadual Antonio Mentor, demonstrou e demonstra absoluto zelo e compromisso com suas funções, nunca tendo sido multado, sequer arranhado o veículo e pelo contrário jamais faltou ou se atrasou em suas obrigações.

Atenciosamente
Assessoria do Deputado Antônio Mentor