Atendendo a um pedido dos moradores dos novos conjuntos habitacionais localizados no Jardim Dulce, em Sumaré, a prefeita Cristina Carrara anunciou que a partir da próxima segunda-feira, dia 27 de junho, entrará em operação a linha 651 (Campinas ??? Real Parque). A implantação da linha é uma parceria da Prefeitura de Sumaré, por meio da SMMUR (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Rural), com a concessionária Ouro Verde e a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo). A linha vai funcionar inicialmente em caráter experimental, por um mês.
A nova linha do Transporte Coletivo Metropolitano ??? composto pelas linhas que ligam as diversas regiões de Sumaré às demais cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) ??? beneficiará os usuários que precisam seguir sentido Campinas e não tinham opções diretas de locomoção.
Serão 23 partidas (ou ???horários???) por dia de cada ponto final nos dias úteis, das 4h40 às 22h30, 20 partidas aos sábados, entre as 4h40 e as 22h30, e sete aos domingos, entre as 6h30 e as 21h30. A linha 651 já existia, mas fazia o itinerário Campinas ??? Parque do Horto. Após readequações técnicas, foi possível fazer ajustes na linha para atender os usuários de Sumaré desassistidos.
Com a alteração, o ponto final e inicial da linha será na Avenida Cabo Pedro Hoffman/ Terminal Metropolitano Magalhães Teixeira. O itinerário passará pelos bairros da região, como Jardim do Trevo e Parque Ideal, além de trafegar pela Estrada Municipal Mineko Ito (a ???Estrada do Barreiro???), na Região de Nova Veneza, nas proximidades dos condomínios no entorno (e que começarão a ser ocupados em breve), Estrada Municipal Valêncio Calegari (a ???Estrada da Honda???) e a Rodovia Anhanguera.
A adoção da linha foi um pedido da prefeita Cristina Carrara ao gerente regional da EMTU, Edson Zilião, no início do ano. No fim de 2015, a SMMUR também readequou a da linha urbana (municipal) 210 (Jardim Dulce/Centro, Via Nova Veneza), estendendo o itinerário até o Residencial Real Parque Sumaré, contemplando todos os usuários da região.
Segundo a prefeita Cristina Carrara, ???o administrador público deve sempre ouvir a sua população???. ???A implantação da linha foi uma reivindicação dos moradores, principalmente os que trabalham em Campinas e precisam pegar mais um ônibus para chegar ao destino. Nosso objetivo é facilitar e gera o máximo de conforto à população???, completou a chefe do Executivo.