Garrafas pet, sacolas plásticas, latinhas de alumínio, CDs, pneus e até cadeiras metálicas. Estes são exemplos de alguns dos materiais inservíveis que foram recolhidos no último domingo, dia 3 de agosto, das margens da Represa do Marcelo. O trabalho de coleta foi realizado com o apoio e autorização da Secretaria de Defesa, Proteção e Preservação do Meio Ambiente da Prefeitura de Sumaré por um grupo de Bombeiros Civis Voluntários, com a ajuda de amigos e familiares.
O trabalho começou na semana passada, quando 6 sacos (de 200 litros cada) contendo lixo e recicláveis foram recolhidos das áreas próximas à represa. Nesta última ação, foram coletados mais 7 sacos de material inservível.
O grupo de Bombeiros Civis reuniu 9 pessoas para este trabalho e conta com a ajuda de voluntários da Sociedade Civil para as próximas ações, que incluirão a limpeza no leito e nas margens da Represa do Horto. Ambas as represas sofrem com a seca que atinge todo o Estado.
O objetivo deste mutirão da limpeza é dar o exemplo e conscientizar a população sobre a importância do descarte correto dos diversos materiais.
De acordo com a autorização emitida pelo Meio Ambiente de Sumaré, a orientação é que os resíduos recolhidos sejam acondicionados em sacos resistentes para esta finalidade. O material coletado será separado e organizado para descarte correto.