A Prefeitura de Sumaré, por meio de sua Secretaria de Defesa, Proteção e Preservação do Meio Ambiente, vem realizando nos últimos anos diversas ações visando a conservação e a recuperação ambiental em todas as regiões da cidade. Somente no ano de 2019, a Prefeitura promoveu o plantio de aproximadamente 9 mil mudas de árvores – parte em ampliação do projeto municipal de arborização urbana e outra parte em cumprimento a acordos de compensação ambiental.
Desse total, no ano passado, o Meio Ambiente de Sumaré executou o plantio de 1.600 mudas de Primavera. A primeira etapa, que teve início em dezembro, compreendeu a área entre o portal da cidade até as proximidades do Viaduto Aristides Moranza, deixando mais verdes os canteiros dos dois lados da Avenida Júlio de Vasconcellos. Dentro do mesmo projeto de revitalização dos espaços públicos, a Prefeitura também promoveu a restauração do paisagismo em praças municipais na região Central e Área Cura.
As mudas utilizadas em todas essas ações são cultivadas no Viveiro Municipal, mantido pela Prefeitura na área do Horto Florestal. No local, podem ser encontradas centenas de espécies nativas, frutíferas e outras próprias para plantio em calçadas. As mudas também estão disponíveis para doação, basta procurar a Secretaria de Meio Ambiente. Em 2019, foram atendidos mais de 7 mil pedidos feitos pela população.
???Nosso objetivo é ampliar os espaços verdes da cidade e, ao mesmo tempo, mobilizar a população para práticas de preservação e conscientização para a importância dos cuidados com o meio ambiente local. Só assim podemos efetivamente construir um futuro com mais qualidade de vida para todos os sumareenses???, destacou o prefeito Luiz Dalben.
Outras ações
A Secretaria de Meio Ambiente é responsável pela aplicação de advertências e multas, previstas em lei para os casos de infrações relacionadas ao meio ambiente local. No ano passado, foram 49 advertências e 69 multas.
Também é de responsabilidade da pasta a emissão de licenças ambientais. Foram 117 solicitações atendidas em 2019, incluindo licença simplificada de instalação e operação, renovação de licença, entre outras.
???O trabalho da nossa equipe de Meio Ambiente envolve ainda o acompanhamento e apoio às ações executadas pelas demais secretarias municipais e que envolvem as questões ambientais???, explicou o secretário Carlos Barijan.
O Meio Ambiente de Sumaré também mantém em funcionamento dois espaços públicos para visitas gratuitas e promoção de atividades de Educação Ambiental: o Recanto dos Animais e o Orquidário Municipal. Este último conta com diversos exemplares de orquídeas e, em 2019, reuniu mais de 3 mil pessoas nos eventos de exposição pública.