Começa em Sumaré na próxima segunda-feira, dia 1° de dezembro, a Operação Verão 2014/2015. Por meio de um plantão de atendimento 24 horas e do PPDC (Plano Preventivo de Defesa Civil), o objetivo da Prefeitura de Sumaré, em união com as diversas secretarias municipais e parceiros, é empregar, até dia 31 de março, data de término da ação, todas as ações necessárias de combate às enchentes e outros danos eventualmente causados pelas intempéries.
O Plano consiste na adoção de medidas preventivas, por meio do acompanhamento dos Índices Pluviométricos, previsão meteorológica e vistorias de campo. Serão quatro níveis para fins de classificação, identificados por meio dos Índices Pluviométricos, cada um com a necessidade de uma ação específica:
I ??? Estado de observação: até 80 mm ??? acompanhamento dos índices pluviométricos;II ??? Estado de atenção: a partir de 80,1mm ??? vistoria de campo nas áreas anteriormente identificadas;III ??? Estado de alerta: após vistoria de órgão técnico designado pela CEDEC (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil), remoção preventiva da população das áreas de risco iminente indicada pelas vistorias;IV ??? Estado de alerta máximo: remoção de toda a população que habita áreas de risco, indicada por vistoria técnica, por órgão designado pela CEDEC (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil).
QUILOMBO LIMPOAlgumas ações já podem ser destacadas. Recentemente, o leito do Ribeirão Quilombo e seus afluentes também passaram por ações de manutenção, com o objetivo de proporcionar melhor vazão das águas do ribeirão. Também está em operação uma ação intensiva de limpeza dos bueiros da cidade, para minimizar as ocorrências de alagamentos nas vias.
Outra ação importante foi a retirada de mais de 1.000 famílias das principais áreas de risco da cidade ??? as demais áreas continuam sendo monitoradas ??? desde 2013, instaladas em condomínios viabilizados pelo Programa ???Minha Casa, Minha Vida???, em parceria com a Prefeitura de Sumaré.
LIXO NO LIXOA Administração Municipal pede a colaboração de toda a comunidade no sentido de não colocar lixo ou entulhos em calçadas ou terrenos, pois, na ocorrência de um temporal, os mesmos podem ser carregados para bueiros, provocar o entupimento de galerias e, consequentemente, transtornos com cheias e alagamentos.Também é preciso observar dias e horários das coletas regulares do lixo domiciliar e evitar deixar sacos de lixo expostos durante muito tempo nas calçadas, pois os mesmos podem ser danificados por algum animal ou mesmo por vândalos, além de haver o risco de uma chuva repentina de verão formar enxurrada e carregá-los para as ruas e bueiros.