Imagem ilustrativa
A Secretaria de Segurança e Defesa Civil de Sumaré divulgou o resultado final das ações realizadas na Operação Verão 2013/2014, que ocorreu entre 1° de dezembro e 31 de março, e contou com a adesão de várias frentes de trabalho, como visitação em campo e residencial, limpeza de bueiros e combate a incêndios.Neste ano, os índices pluviométricos durante o período registraram um percentual de aproximadamente 10% a menos do que em 2013, uma diferença negativa de 144,56ml de chuva. O tempo seco aumentou o número de incêndios em matos: foram 9 até o fim da Operação Verão 2013/2014, contra 3 no mesmo período de 2012/2013. Além disso, o Corpo de Bombeiros Municipal socorreu 3 incêndios em residências.Embora tenha sido registrado menos chuva, a Defesa Civil atendeu algumas ocorrências, como: 2 erosões em vias publicas, 6 destelhamentos de casa e 2 desabamentos de muro. Além disso, apesar do tempo seco, foram atendidas 3 situações de enxurradas com orientações a população.
De acordo com o tenente comandante da Defesa Civil, Josué Fernandes dos Santos, os resultados da Operação são positivos e o baixo registro de ocorrências, além de resultado do baixo índice de chuvas, é fruto de trabalhos preventivos realizados pela Prefeitura. ???Aumentamos bastante a visitação nesta Operação. Em campo foram 104 vistorias, diferente da última Operação Verão, que fizemos 23. Nas residências fizemos 77 vistorias. A orientação e prevenção juntamente com a retirada das famílias de área de risco foram fundamentais para os baixos índices de atendimento???. 
Outra ação que contribuiu para o resultado positivo foi a intensiva limpeza dos bueiros da cidade, executada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Mais de cem bueiros foram desobstruídos e realizada a limpeza total da tubulação central. Com este trabalho, a Prefeitura minimizou as ocorrências de alagamentos nas vias.
REMO????O
Desde outubro de 2013, 560 famílias foram beneficiadas por apartamentos do Residencial Emílio Bosco, no Matão, viabilizado pelo Programa ???Minha Casa, Minha Vida??? (PMCMV), do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura de Sumaré.
Há outras 5.076 unidades habitacionais em construção na cidade pelo PMCMV, que serão majoritariamente ocupadas por famílias oriundas de áreas de risco e ocupações irregulares, conforme legislação municipal e regras do programa federal.