Mobilizar maior número de pessoas para realizar, no mínimo, 15 minutos de atividades físicas. Este é o objetivo do Dia do Desafio, que será realizado no próximo dia 30 de maio. Nessa segunda-feira, dia 7, em Jundiaí, Sumaré conheceu a cidade com a qual ???duelará??? neste e nos próximos dois anos: a cubana Güita de Melena. O evento propõe uma competição amigável entre municípios do mesmo porte, vencendo aquele que conseguir mobilizar o maior percentual de sua população.
???Essa edição do Dia do Desafio traz uma novidade: as disputas saudáveis entre as cidades passam a ser por três anos consecutivos. Dessa forma, Sumaré competirá com a cubana Güira de Melena até 2020. O objetivo da organização é aumentar o vínculo entre os municípios, permitindo a troca de experiências, informações, projetos, para que uma cidade incentive a outra e ambas, juntas, melhorem suas pontuações no ano seguinte, mobilizando cada vez mais moradores para a prática de atividades físicas???, explicou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Sumaré, Paulo Sciascio Neto.
???O Dia do Desafio vem contribuir para a redução do sedentarismo, incentivando nossos moradores a mudanças de comportamentos, em busca de mais saúde e qualidade de vida. Desde já, convidamos a população para ir se preparando, separando 15 minutinhos na agenda no dia 30 para a prática de algum exercício físico. Também convidamos todas as escolas, empresas, clubes, entidades a prepararem atividades para a data, ajudando Sumaré a vencer esse desafio do bem, onde quem ganha, na verdade, é a população???, incentivou o prefeito Luiz Dalben.
Participaram do evento em Jundiaí o assessor da pasta, Marcelo Vaz da Silva, o formador da disciplina de Educação Física do CEFEMS (Centro de Formação dos Educadores Municipais de Sumaré), Luís Eduardo Alvares, a professora de educação física Esmeralda Cristiane Rossi e o coordenador do Projeto Vulcão, Márcio Luiz.