Começam no dia 19 de dezembro as férias escolares para os 22 mil alunos da rede municipal de ensino de Sumaré e 5.208 crianças atendidas nas creches do PROEB (Programa de Educação Básica). A Secretaria de Educação encerra o ano com um balanço bastante positivo e grandes investimentos, desde o Ensino Infantil até o Ensino Superior.

Logo no início do ano todas as unidades passaram por manutenção e limpeza completa para receber os alunos para o ano letivo 2018. Na parte pedagógica, houve o reforço do conteúdo trabalhado em sala de aula com atividades extraclasses, visitas em ambientes que ensinam na prática o que foi trabalhado e parcerias que desenvolveram com os alunos temas diferenciados.

Entre essas parcerias e projetos, pode-se destacar a editora Adonis, que desenvolveu o projeto ???Leitura na Escola ??? ??tica e Cidadania???, visando incentivar a leitura junto aos alunos e trabalhar temas como preconceitos, comportamento e bullying, incluindo a formação de professores e visita às dependências da editora para conhecer as etapas da confecção de um livro. Ao fim do projeto, foi lançado o livro ???Cidade Orquídea, 150 anos de uma Bela História: Novos Mundos, Novas Histórias???, produzido pelos estudantes dos 5ºs anos das escolas municipais.

A empresa Belgo Mineira Bekaert e a fundação ArcelorMittal também são grandes parceiras e aplicaram o projeto ???Ver e Viver???, que realizou exames oftalmológicos em 911 alunos do Ensino Infantil ao 5º no Ensino Fundamental para detectar problemas visuais. Sessenta e uma crianças foram identificadas com necessidade de utilizar óculos e receberam o presente gratuitamente.

O Ensino Infantil teve gratas surpresas: novos parquinhos foram implantados nas escolas de Ensino Infantil, 650 novas vagas foram criadas para o PROEB (Programa de Educação Básica), ampliando para 5.208 o número de crianças de zero a três anos atendidas pelas creches conveniadas.

E vem mais por aí: a partir de 2019, as escolas municipais São Judas Tadeu, região da Área Cura, e na EM Magdalena Maria Vedovatto Callegari, região do Maria Antonia, vão contar com ???Ensino em Tempo Integral???, um projeto piloto que vai beneficiar 430 crianças. Além da grade curricular básica, com disciplinas como português e matemática, por exemplo, as crianças terão também à disposição oficinas com atividades culturais, lúdicas e de recreação. Novas unidades também foram anunciadas: a construção de três escolas municipais de ensino infantil em Sumaré no entorno dos condomínios das regiões do Matão, Área Cura e Nova Veneza do programa Minha Casa, Minha Vida e beneficiarão mais de 1.500 crianças.

Para contribuir com a formação dos alunos, também foi entregue este ano a remodelação da Biblioteca Infantil e do Professor ???Myrella Rossi Mobilon???, desativada desde o final de 2016, após uma chuva ter causado infiltrações no prédio. A biblioteca conta agora com um acervo de 140 títulos diferentes e é aberta para visitação de alunos das redes municipal, estadual e particular, mediante agendamento prévio na Secretaria de Educação.

Priorizando uma educação de qualidade, a Prefeitura de Sumaré também passou a oferecer em 2018 o English Workshop, um curso de inglês totalmente gratuito para os alunos dos 8º s e 9ºs anos do Ensino Fundamental II e do 3º ano do Ensino Médio da rede municipal de ensino, complementando as aulas já existentes na matriz curricular, para que os estudantes estejam melhor preparados para os vestibulinhos e vestibulares. Foram ofertadas 300 vagas para o curso.

A merenda escolar também merece destaque: para enriquecer a alimentação dos 50 mil alunos das escolas municipais e estaduais da cidade, foram adicionados na merenda alimentos da agricultura familiar, provenientes dos produtores rurais da cidade e região. Entre os alimentos incorporados estão verduras, legumes, frutas para as sobremesas dos alunos e até sucos naturais. Além disso, uma pesquisa realizada com os diretores das escolas municipais e estaduais apontou 99% de aprovação do cardápio oferecido aos alunos de Sumaré, além das crianças atendidas nas entidades assistenciais. Anualmente, a Prefeitura investe mais de R$ 18, 6 milhões na merenda escolar, fornecida pela empresa Nutriplus. Por dia, cerca de 54 mil refeições são servidas para as escolas municipais, estaduais e entidades assistenciais, atendendo a 100% dos alunos da cidade, incluindo EJA (Educação de Jovens e Adultos).

O Ensino Superior também contou com novidades: foi inaugurada a FATEC Sumaré, que oferece o curso tecnológico de ???Gestão de Recursos Humanos???, e a extensão da ETEC no Centro Administrativo de Nova Veneza, onde é oferecido o curso técnico de Logística, que se soma ao polo já existente na Escola Estadual João Franceschini (região central), onde acontecem as aulas do técnico em Administração. Também foi implantada a Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), onde são oferecidos os cursos de Engenharia de Produção, Engenharia da Computação e Pedagogia. As aulas são online, porém, uma vez por mês os estudantes têm aula presencial no polo da cidade, também no Centro Administrativo de Nova Veneza. Além disso, parcerias com instituições privadas ofertam cursos de graduação e profisisonalizantes com grandes descontos aos colaboradores municipais e seus dependentes.

???Mesmo com todas as dificuldades, a educação é uma de nossas prioridades e nosso compromisso é oferecer um ensino de qualidade às nossas crianças e adolescentes, formando ainda cidadãos de bem. Temos investido forte do Ensino Infantil ao Ensino Médio, tanto na parte estrutural quanto na pedagógica, e trabalhado com importantes parcerias para o ensino profissionalizante, com a implantação de cursos técnicos e de nível superior, todos gratuitos, oferecendo novas oportunidades aos nossos jovens e abrindo portas para o mercado de trabalho. Este ano, também investimos na capacitação e valorização dos nossos colaboradores e buscamos promover a integração das escolas com a comunidade, por meio de diversos eventos e projetos educacionais. Para o próximo ano, nosso objetivo é reforçar ainda mais essas ações dentro e fora da sala de aula???, explicou o prefeito Luiz Dalben.