Sumaré está no seleto grupo das cidades brasileiras com uma gestão eficiente dos recursos públicos municipais. A cidade aparece no Ranking de Eficiência dos Municípios ??? Folha, realizado pelo Datafolha e divulgado no último final de semana, com índice 0,504. Os pesquisadores levaram em conta informações oficiais e públicas, disponíveis em bancos de dados de instituições como o Secretaria do Tesouro Nacional, IBGE, Fundação SEADE e outros. Obtiveram as melhores notas as prefeituras que ???fazem mais com menos recursos???.
O Ranking de Eficiência de Municípios ??? Folha leva em conta indicadores de Saúde, Educação e Saneamento para calcular a eficiência da gestão e apresenta dados de 5.281 municípios. Para ser ???justo??? com as prefeituras, o estudo só usa em sua fórmula dados das áreas sob responsabilidade direta dos municípios, deixando de fora aquilo que depende dos governos Federal e Estadual, por exemplo.
O resultado do estudo aparece na forma de um índice em uma escala hipotética que vai de 0 (extrema ineficiência) a 1 (extrema eficiência). 
Apenas 24% dos municípios brasileiros se colocam, como Sumaré, acima de 0,5 ??? apresentando uma gestão considerada eficiente. O município com o melhor índice no ranking é Cachoeira da Prata, em Minas Gerais, com índice 0,656.
Disponível para consulta no site do jornal Folha de S. Paulo, a ficha com os resultados de Sumaré revelam outros dados interessantes apurados pelos pesquisadores do Datafolha. A melhor ???nota??? da prefeitura local, por exemplo, foi em Saneamento, com índice 0,968 (perante uma média nacional de 0,567). Em Educação, a Rede Municipal obteve 0,604 (média nacional: 0,509).
A prefeitura de Sumaré tem ainda 1,7 servidor para cada grupo de 100 habitantes ??? muito abaixo da média nacional, que é de 5,1 servidores para atender cada 100 habitantes, demonstrando que a ???máquina??? municipal é bastante ???enxuta???. A ficha mostra ainda que 67% das receitas da Prefeitura dependem da ???divisão??? dos impostos federais e estaduais repassados respectivamente pelos governos Federal e Estadual ao município.