Nos dias 17 e 24 de abril, das 8 às 13 horas, no auditório do HES (Hospital Estadual Sumaré), profissionais do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e do Corpo de Bombeiros de Sumaré participaram de uma capacitação sobre as diversas formas imobilizações em atendimentos de emergência.
Durante a capacitação foram abordadas todas as situações realísticas para imobilizações de membros inferiores, superiores e pelve, retirada de capacetes, pranchamento, rolamento, atendimento a crianças em cadeirinhas e bebê conforto nos carros e o uso do colete imobilizador dorsal.
Segundo a coordenadora do SAMU, Adriana Pacheco, a capacitação teve o objetivo de recertificar os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências e do Corpo de Bombeiros, visandoimplementar mais uma vertente da Política Nacional de Atenção às Urgências para o atendimento a vítimas de trauma.
O próprio Ministério da Saúde preconizada alguns temas, como Biossegurança e Segurança de Cena, Emergências Pediátricas e Neonatológicas, Emergências Obstétricas, Múltiplas Vítimas, Técnicas Básicas de Salvamento e Resgate, Emergências Clínicas Neurológicas, Equidade em Saúde: População em Situação de Rua, Gestão, Transporte Aeromédico, Aquático e Terrestre, EmergênciasMetabólicas, Respiratórias e Toxicológicas, Emergências Clínicas Cardiológicas, Emergências Psiquiátricas, Trauma e Emergência Cirúrgica, entre outros.
Todos os profissionais receberão certificado de capacitação oferecido pelo CAEPS (Centro de Apoio à Educação Permanente em Saúde) da Secretaria Municipal de Saúde. A parceria com o HES prevê ainda a disponibilização do espaço duas vezes por mês para a realização de diversas capacitações jáprogramadas para acontecer no decorrer de todo o ano.