A população de Sumaré e toda a região será beneficiada com um grande investimento na área da Saúde Pública. O Hospital Estadual de Sumaré (HES), administrado pela Unicamp (Universidade de Campinas), foi contemplado com o repasse de R$ 2,5 milhões para a aquisição de tecnologias de ponta destinadas a neurocirurgias, como um neuronavegador, microscópio cirúrgico e equipamentos minimamente invasivos, entre eles neuroendoscópio, aspirador ultrassônico, craniotomos, drill elétricos, pinças, etc. A cerimônia que celebrou o repasse aconteceu na última segunda-feira (29 de maio).
Os recursos são originários de parte das indenizações pagas pelas empresas Shell/Basf, numa atuação conjunta histórica entre o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região e o Ministério Público do Trabalho, em Campinas. De acordo com o HES, os novos equipamentos deverão agilizar e melhorar o atendimento em neurocirurgia, realizado 100% pelo SUS (Sistema ??nico de Saúde). A expectativa é ampliar algumas cirurgias e inovar em outras.
Para o prefeito Luiz Dalben, o repasse só vem a acrescentar na rede de saúde pública. “?? mais um salto de qualidade e excelência nos serviços prestados pelo Hospital Estadual, que é uma unidade de referência, com diversas acreditações, e que tanto trabalha em prol da saúde dos nossos moradores e de toda a região”, comentou.
A iniciativa de redigir e propor o projeto à Justiça do Trabalho aconteceu em 2015 pelo coordenador de Neurocirurgia do HES, João Flávio Zullo. De acordo com Zullo, a ideia veio de encontro ao grande momento em que o hospital assumia uma certificação internacional canadense, uma das mais respeitadas do mundo. Em abril de 2016, o projeto foi protocolado e o primeiro sinal positivo do comitê de avaliação do TRT e MPT veio em janeiro deste ano.