A Logmed Transporte e Logística acaba de lançar um software de gestão de estoque de consignados que promete eliminar drasticamente a perda de produtos. O dispositivo, de grande valia para indústrias, hospitais e distribuidores em geral, restringe exponencialmente os prejuízos por fatores como data de vencimento, roubos, itens não faturados, falta de comunicação entre usuários e outras deficiências.
 Danilo Magri, diretor de Marketing da Logmed, afirma que a empresa teve ideia de desenvolver o software depois de acompanhar os prejuízos de clientes que perdiam quantidade significativa de itens no estoque por não haver uma pessoa ou um departamento específico para gerir esse setor. ???Um hospital, por exemplo, na hora da emergência, vai usando o material e não fatura, não tem o cuidado de retirar o exemplar que vai expirar a validade primeiro, não há controle dos itens que têm demanda maior, entre outros problemas???, alerta Magri. O software, testado por uma distribuidora parceira nos últimos dois anos, recebeu ajustes que aperfeiçoaram sua performance. Segundo Magri, o projeto piloto perdia em torno de R$ 700 mil/ano pela má gestão do estoque. Com a utilização do software e equipe de auditoria treinada, que faz leitura de código de barras e controla os lotes por datas de validade, o prejuízo caiu para R$ 52 mil, uma redução de 92% em perda financeira de materiais. Magri destaca três vantagens principais com o uso do software: a ferramenta se integra ao sistema de gestão empresarial (ERP) que gerencia os dados relativos aos processos operacionais, administrativos e gerenciais das empresas; que o departamento de Supply Chain ganha maior eficiência para gerir juntamente com a área financeira no que se refere a boletos em aberto, prazos muito longos para pagamentos etc; e ganha também a área comercial da empresa porque passa a dominar um nível de informação que permite prever ??? pelo histórico de usos dos itens que fica registrado ??? o giro que o produto consignado tem na unidade do cliente, o que contribui para se fazer os respectivos ajustes e adequações nos pedidos. De acordo com Magri, é a Logmed que faz a gestão indicada pelo software, isto é, a administração, relatórios, reposição e contagem dos itens do estoque. Ele frisa ainda que a ferramenta é flexível e pode ser customizada para a necessidade do cliente, como por exemplo, a periodicidade com a qual é feita a contagem dos produtos. Sobre a Logmed A Logmed Transporte e Logística tem unidades em Valinhos, São José dos Campos, Rio de Janeiro e em Recife e oferece soluções para armazenamento e circulação por todo o País de produtos do segmento de saúde, equipamentos médico-hospitalares, de diagnóstico, clínico, cosméticos, alimentícios e itens de alta complexidade porque apresenta certificações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A metodologia de trabalho, regida pela excelência, rendeu à empresa a certificação ISO 9001, que levou em conta o fato dos veículos não carregarem produtos misturados, serem rastreados e escoltados, terem baú isotérmico e plataformas para carregamento e descarregamento. O fato dos equipamentos sensíveis serem protegidos por cabos que asseguram que os materiais cheguem íntegros ao destino e também pela condição dos colaboradores da Logmed passarem por treinamentos periódicos e receberem remunerações acima da média do mercado também contribuíram para a certificação.