Cerca de 30 profissionais de diversas secretarias municipais da Prefeitura de Sumaré participaram na manhã da última terça-feira, dia 8 de abril, de uma palestra com os técnicos da Cetesb (Companhia de Tecnologia Ambiental) Sérgio Hornink e Márcio Xavier. 
O encontro aconteceu no gabinete da prefeita Cristina Carrara no Centro Administrativo de Nova Veneza. ???Ficamos gratos e contentes em receber este encontro visando contribuir no avanço dessa luta que é a de resolver a questão do descarte irregular de Resíduos de Construção Civil e de outros materiais inertes. Contamos com a ajuda de todos nessa caminhada, que não é fácil, mas sabemos que, com o apoio de pessoas empenhadas, vamos conseguir progredir. Agradeço todo o esforço da equipe municipal e também ao apoio recebido pela Cetesb???, disse Cristina.
O objetivo do encontro foi o de explanar resoluções do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente que estabelecem diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos Resíduos da Construção Civil e Licenciamento Ambiental, além de destacar a corrida dos governos municipais na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Para o secretário de Meio Ambiente de Sumaré, Moisés Paschoalin, a parceria da Cetesb é muito importante para o Município, que está empenhado em melhorar as questões ambientais. ???Agradeço a presença dos técnicos da Cetesb e, com certeza, vamos aproveitar ao máximo a colaboração da Companhia. A Prefeitura está empenhada para resolver as questões do Meio Ambiente na cidade e, com o incentivo da prefeita Cristina Carrara, acredito que vamos caminhar na busca em resolver este problema???, disse.
Entre os assuntos abordados durante o encontro, dentro das resoluções examinadas, estavam as classes de RCC (reutilizáveis, recicláveis, reuso e perigosos), ATT (Área de Transbordo e Triagem) de RCC, campanha de conscientização junto às classes de trabalhadores interessados, diretrizes técnicas aos pequenos geradores, responsabilidade compartilhada, sistema de Logística Reversa, Coleta Seletiva, além do Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil, entre outros itens.
Segundo o técnico Sérgio Hornink, ???temos de trabalhar com a visão do futuro, não com a visão limitada do agora???. ???Planejar é mais barato???, comentou, destacando que a priorização é a não geração de resíduos sólidos.
Também estiveram presentes os secretários Carlos Barijan (Serviços Públicos), Aléssio Biondo Junior (Obras), Luiz Carlos Piazentin (Segurança Pública), os superintendentes Sebastião Coelho (Obras) e José Ceron (Meio Ambiente), além dos administradores regionais Jair Trindade (Picerno), Antonio Carlos Nicolai (Nova Veneza), Otair Ferreira (Matão), Gilberto Carneiro (Centro) e Pílade Silveira (Área Cura).