Os vereadores de Sumaré fizeram hoje, dia 20, uma manifestação contra o fechamento de escolas estaduais no município. O vereador Marcos da Conceição, o “Prof. Marquinho” (PT), apresentou a Moção de Apelo nº 176 ao Governador do Estado de São Paulo e o vereador Dr. Rui Macedo (PRB) apresentou a Moção de Apelo à Prefeita e Secretário Municipal de Educação.
A polêmica tomou conta da 34ª Sessão Ordinária. O vereador Dr. Rui usou a palavra para falar principalmente da Escola Estadual Savino Campigli localizada no bairro Dall Orto que está na lista das escolas que serão fechadas. O diretor da unidade estava presente na tribuna e endossou a fala do vereador reforçando a preocupação de toda uma população escolar usuária da escola em questão.
O vereador Edimundo Flor de Lima (PPS) também tratou do assunto ao usar palavra para falar da Moção de Congratulação nº 178 pelo Dia Nacional dos Professores apresentada também nesta noite.
O vereador Marcos de Paula (PSB) apresentou a Moção de Apelo nº 174 contra qualquer proposta do Governo Federal que esteja relacionada a confisco e/ou alteração, redirecionamento, interferência na gestão dos recursos financeiros destinados ao SESI (Serviço Social da Indústria) e ao SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). No público estiveram presentes os diretores, coordenadores, professores e alunos de ambas as escolas. Inclusive o diretor do SESI usou a palavra durante o espaço Tribuna Livre reservado para o cidadão durante a sessão.
Ainda tratando de Educação, o vereador Edimundo Flor de Lima (PPS) apresentou o requerimento n° 899 solicitando reparos e manutenção na Escola Municipal Oswaldo Roncolato, na Rua Antônio Neres de Souza, bairro Jardim Maria Luiza. E o vereador Dr. Rui apresentou o requerimento n° 912 solicitando informações referentes aos recursos do Fundeb.