A Prefeitura de Sumaré conseguiu junto à Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo) a
isenção no pagamento de pedágios pelos veículos oficiais que fazem parte da frota do município. O benefício já está em vigor e, a partir de
agora, a Prefeitura deve economizar em torno de R$ 30 mil por ano, valor médio gasto no pagamento das tarifas durante um ano inteiro pelos
veículos que precisam se descolar para outras cidades passando por rodovias com praças de pedágio.
A licença especial obtida pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Rural é garantida pela Artesp por meio da Portaria nº 13, de 30
de
maio de 2014. Basta ao município solicitante enviar todos os documentos exigidos para cadastro junto à Agência Reguladora. A Prefeitura de
Sumaré pleiteou e conseguiu a isenção no pagamento de 163 veículos pertencentes à frota municipal, entre carros locados e próprios.
De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana e Rural, Luiz Eduardo Almança, as secretarias municipais cujos veículos mais ???viajam??? são as
de Saúde, Educação e Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, geralmente levando ou trazendo pacientes ou munícipes que recebem algum
tipo de atendimento em centros de referência regionais, ou então levando e trazendo material ou documentos necessários ao andamento de
programas ou convênios da Prefeitura com outras esferas do Poder Público, ou outras atividades inerentes ao trabalho em prol da população.
A partir de agora, os motoristas dos carros oficiais da Prefeitura de Sumaré deverão apresentar o documento que fornece a isenção sempre no
momento de passar pelas praças de pedágio sob regulação da Artesp, o que garante a gratuidade. A medida tem validade até o próximo dia 31 de
janeiro, mas a Prefeitura poderá renovar a isenção antecipadamente a cada novo período, para continuar usufruindo deste benefício.