A Secretaria de Saúde de Sumaré quer menos doenças no verão causadas por enchentes. Por isso mobilizou toda a sua equipe para a Operação Verão 2013/2014, em união com as secretarias vai  empregar ações de combate às enchentes até dia 31 de março, término da ação.
Na área da Saúde, a preocupação são as doenças causadas pelo contato com a água de enxurradas e enchentes, tendo como foco a leptospirose, que só neste ano Sumaré já registrou 9 casos, com 2 óbitos.
A reunião, ministrada pela secretária Tânia Pupo, contou com a superintendente de gestão e planejamento da Saúde, Fauzia Abou Abbas Raiza, e os responsáveis pela Saúde Básica, Urgência e Emergência, SAMU, Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica e Centro de Controle de Zoonones, e teve como objetivo traçar ações de um plano de contingência visando a maior atenção aos casos suspeitos da doença, a rapidez na notificação e o atendimento seguindo um protocolo de atendimento desde a atenção básica. 
Sintomas da LeptospiroseA doença pode ser assintomática. Quando se instalam, os sintomas são febre alta que começa de repente, calafrios, mal-estar, dor muscular (mialgias) especialmente na panturrilha, dor de cabeça, olhos e peles amarelados, cansaço, fraqueza, falta de apetite, náuseas, diarreia (fezes claras eurina escura) e ferimentos. Ao sentir os primeiros sintomas, o paciente tem que procurar uma Unidade de Saúde próxima e relatar que teve contato com a água da chuva, seja através de enxurradas ou até mesmo em casos de enchentes.
Em geral, a leptospirose é autolimitada, costuma evoluir bem e os sintomas regridem depois de três ou quatro dias. Entretanto, essa melhora pode ser transitória. Icterícia, hemorragias, complicações renais e coma são sinais da forma grave da doença.
Cuidados após enchentes1- Evitar contato com a água das enchentes. Se o contato com a água da enchente for inevitável, permaneça o menor tempo possível na água ou lama.Não deixe que as crianças nadem ou brinquem na água e na lama das enchentes. Ao retornar para sua residência, use sempre botas e luvas de borracha ou sacos plásticos duplos. 
2- Jogue fora medicamentos e alimentos que entraram em contato com a lama ou a água da enchente. Mesmo que os alimentos estejam embalados com plástico (leite, grãos ensacados e garrafas pets), há a possibilidade de contaminação.
3- Lave bem as mãos antes de preparar os alimentos.
4- Beba sempre água potável ou utilize-a no preparo de alimentos, especialmente dos lactentes (menores de um ano). Ferva a água por pelo menos um minuto ou adicione duas gotas de hipoclorito para cada litro de água.
Como limpar a lama das enchentes1- Retire a lama pós enchente, já que a mesma tem um alto poder infectante. Para esta limpeza é necessário o uso de botas e luvas de borracha, ou fazer o uso de saquinhos plásticos duplos nos pés e nas mãos. ?? importante proteger também pernas e braços. Lave o local e faça a desinfecção utilizando 200 mililitros de água sanitária para cada balde de 20 litros de água. 
2-Utensílios domésticos (panelas, copos, pratos e objetos lisos e laváveis) também devem ser lavados com água e sabão e posteriormente desinfectados. Para a desinfecção dos mesmos utilize 200 mililitros de água sanitária em 800 mililitros (4 copos) de água limpa . Deixe os utensílios de molho por uma hora e enxague com água limpa.