Os vereadores de Sumaré aprovaram nesta semana uma moção de apelo à prefeita municipal e à EMTU por conta da redução do número de vans que fazem o transporte intermunicipal. Desde setembro, 50 vans do Sistema Orca (Operador Regional de Coletivo Autônomo) deixaram de circular na Região Metropolitana de Campinas. Grande parte destas linhas que complementam o transporte público opera entre Campinas e Sumaré. Os vereadores criticaram a decisão.

???Retiraram as peruas de circulação e as empresas não estão repondo os ônibus. Os munícipes estão esperando mais de uma hora para embarcar num ônibus???, disse o vereador Sérgio Populina (PSB), autor do documento. Segundo o texto, os moradores agora ???dependem exclusivamente da empresa de ônibus, alvo de reclamações há muito tempo???. Os vereadores devem criar uma comissão para dialogar com a EMTU.

TRANSPORTE DE ALUNOS – Parte das vans do Sistema Orca agora atende alunos com deficiência física, devidamente matriculados em escolas estaduais. Contudo, os ônibus ainda não ocupam as linhas que foram deixadas pelas vans.