O Fundo Social de Solidariedade divulgou os vencedores da segunda edição do concurso “MasterChef da Melhor Idade”, promovido em celebração aos 153 anos de Sumaré e voltado para os participantes dos grupos da Melhor Idade descentralizados do Município. Este ano, as vencedoras foram as bicampeãs Gislaine Elizia Zeferino, com o prato “Cuscuz Sumaré” e Maria Carlos Ferreira, com o prato Vaca Atolada Sumaré, e Maria da Conceição Oliveira, que cozinhou o prato “Pamonha Rebouças”.
O concurso culinário consistiu na elaboração de um prato com um ingrediente típico da cidade: como café, milho, tomate, mandioca, e os pratos também deveriam receber nomes alusivos ao Município. O projeto foi realizado em formato virtual por conta da pandemia, preservando a saúde dos organizadores e participantes. As três vencedoras ganharam um avental personalizado e uma foto de lembrança. Agora, será elaborado um livro virtual com todas as receitas enviadas e entregue aos participantes. O objetivo dessa apresentação virtual de receitas em homenagem a Sumaré é incentivar a autoestima e os dons da Melhor Idade sumareense, além de valorizar produtos cultivados historicamente no Município.
“Neste momento de pandemia, isolamento social, tem sido bastante difícil ficarmos afastados e essas ações do Fundo Social nos permite se movimentar, pensar, usar a cabeça. Isso só da mais ânimo para já pensar no prato do concurso do ano que vem”, disse Gislaine.
“Primeiramente, agradeço a Deus por ter me dado sabedoria e conhecimento para fazer esse prato com tanto carinho e amor. Também agradeço minha família por todo o incentivo e ajuda e a equipe do Fundo Social que realiza um trabalho tão lindo. Quando a gente fica mais velho acha que não tem mais valor, que não serve mais pra nada, mas todas as ações do Fundo Social e esse concurso nos faz ver que a gente tem valor sim, que a gente pode fazer o que quiser, basta querer”, comentou emocionada Maria Carlos.
“Lançamos este projeto ano passado para valorizar a gastronomia da nossa cidade e, devido ao sucesso, realizamos esta segunda edição, unindo o amor pela comida e a integração de nossa Melhor Idade. A culinária é um ato de amor, dedicação e carinho e quisemos proporcionar momentos prazerosos, que permitiram recordar sentimentos que foram vivenciados e puderam ser revividos por meio dos sabores, trazendo uma memória afetiva da nossa história. Essa é mais uma ação que promovemos para trabalhar a auto-estima e promover o envelhecimento saudável, ativo e com muito carinho. Parabéns às vencedoras, que demonstraram um show gastronômico e de bons sabores”, explicou a presidente do Fundo Social, Mara Dalben.
“Devido à pandemia, tivemos que nos reinventar e oferecer à Melhor Idade atividades que contribuam com a qualidade de vida e bem-estar físico e psicológico. A Melhor Idade de Sumaré sempre nos surpreende com sua disposição e alegria. Parabéns a todos que participaram do concurso e nos agraciaram com receitas criativas, originais e deliciosas, que deram água na boca.”, disse o prefeito Luiz Dalben.
Desde 2017, foi ampliado em 333% o atendimento nos grupos da Melhor Idade, atendendo mais de 1.200 idosos. Por meio dos 14 grupos descentralizados, ocorrem diversas ações de integração, orientação, saúde, bem-estar e físicas. Além disso, festas, confraternizações e bailes temáticos ocorrem o ano todo. Desde 2020, quando houve o início da pandemia, as atividades presenciais foram suspensas, porém, são disponibilizadas videoaulas para que todos os integrantes mantenham-se ativos durante o período de isolamento social. São aulas de alongamento, danças, capoeira, oficinas de artesanatos, orientação com assistente social, além de diversos outros temas abordados pelos professores e instrutores.