Estátua de um manequim negro com os pés acorrentados, instalada na unidade do supermercado Pão de Açúcar, em São Paulo, está causando revolta nas redes sociais.
A comunidade negra se sentiu ofendida e considerou de extremo mau gosto a imagem de uma criança negra sendo utilizada para “decorar” a área da padaria. Após a foto ser postada no nas redes sociais, uma enxurrada de comentários indignados se espalhou pelo Facebook.
Entre as razões para a revolta, a imagem da criança negra faz apologia ao trabalho infantil, e as correntes no pé dela, remeteu à escravidão, além da infeliz escolha, por usar, um manequim negro nestas condições.
O grupo Pão de Açúcar publicou um pedido de desculpas na sua página oficial do Facebook, porém as críticas e comentários continuam.
“Diante da repercussão do caso, o Grupo Pão de Açúcar emitiu nota oficial, afirmando que “a estátua em questão foi adquirida como parte de uma coleção de peças decorativas de loja, sem intenção ou apologia a qualquer tipo de discriminação. A rede agradece os contatos recebidos dos clientes e lamenta o fato ocorrido, uma vez que pauta suas ações na ética, promoção e respeito à diversidade. Assim que tomou ciência do caso, o Pão de Açúcar providenciou a retirada da estátua das lojas e está revendo o processo de seleção de peças decorativas.”