Sem perspectivas dentro do grupo comandado pelo PSDB em Nova Odessa, o 1º suplente de vereador pelo DEM, Franco Júlio Felippe, está aliado ao time do PSL agora comandado por Vanderlei Cocato. Ambos participaram da gestão do ex-prefeito Bill Vieira de Souza (PSDB), mas expõem divergências internas e pretendem um projeto próprio na política local.
Com 499 votos, Franco foi o 9º mais votado nas eleições de 2020, ficando na 1ª suplência do DEM. Mas para que venha a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal, seria necessário que algum dos dois parlamentares do partido – Oséias Jorge ou Levi Tosta – se licencie para ocupar Secretaria Municipal no governo do prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD).
No entanto, a hipótese é pouco provável, haja vista que o DEM pertence à coligação encabeçada pelo PSDB e juntos formam oposição ao governo atual. Durante a gestão tucana em Nova Odessa, entre 2013 e 2020, Franco ocupou os cargos de diretor de Trânsito, chefe de Segurança Municipal e diretor da Guarda Civil Municipal.
Passada a eleição, retomou a função de guarda civil municipal em Americana, onde é concursado. Franco revela mágoas com pessoas de dentro do grupo tucano novaodessense, motivo pelo qual se alia ao ex-chefe de Gabinete da Prefeitura e ex-secretário municipal de Saúde. “Estou alinhado com o grupo do PSL, liderado pelo Vanderlei Cocato”, confirma.
“É um time de pessoas que querem uma política diferente para Nova Odessa”, apontou Franco. “Desde a eleição, ninguém da coligação ligada ao grupo (do PSDB e do DEM) nos deu parabéns pela votação”, lamenta. “Outros candidatos passaram pela mesma situação que eu. Alguns inclusive já passaram pro lado da administração (do prefeito Leitinho)”, explica.
Franco cita ‘fogo amigo’ no grupo tucano. “A gente fica decepcionado conforme descobre as coisas que aconteciam nos bastidores. Pessoas trabalharam contra a nossa candidatura, jogavam sujo”, detalha. Assim, o suplente do DEM apoia o time do PSL no projeto político. “Apesar de todas as situações, sou grato às oportunidades dadas pelo prefeito Bill”, conclui.