Mesmo depois de demitidos, os trabalhadores da Tabacow em Americana paralisaram as atividades na manhã desta terça-feira. O sindicato esteve na unidade e decidiu-se por ???operação tartaruga???.
A empresa teria sido vendida e os avisos-prévios concedidos à todos (já que a Tabacow iria fechar) seriam cancelados e que não haveria recursos para pagamento das rescisões e depósito do FGTS atrasado, conforme prometido em documento. 

Há tempos em dificuldades financeiras, a Tabacow decidiu encerrar suas atividades. Demitiu os 130 trabalhadores que cumprem aviso-prévio até o próximo dia 13 e se comprometeu a depositar o FGTS atrasado em 6 anos e pagar as verbas rescisórias com dinheiro de máquinas que estariam vendidas. A situação se complicou quando a empresa apresentou o ???novo dono???,  que sofre restrições junto aos funcionários.  A novo proposta seria cancelar os avisos-prévios e ???dar sequência ao trabalho???.

Além disso, a venda das máquinas não se concretizou e não haveria recursos para o pagamento.
Desconfiados da ???proposta??? e da nova situação apresentada os trabalhadores foram orientados pelo Sindicato que o cancelamento dos avisos-prévios só pode ocorrer com a concordância de cada um.  Decidiram cumprir os avisos dentro da empresa em ???operação tartaruga???.

O sindicato busca alternativas para garantir o direito dos empregados. ???Os trabalhadores estão certos em não permanecer. Não há nenhum indicativo de que a situação vai melhorar. A apresentação do novo gestor do negócio não iludiu os funcionários. Se a proposta de continuidade é séria, façam as rescisões, paguem todos e o novo dono os recontrata, até porque são funcionários qualificados e antigos de casa???, disse o presidente do Sindicato, Antonio Martins.