Madama Butterfly, ópera em três atos de Giacomo Puccini, estreada no Teatro Alla Scala, de Milão, em 1904, será apresentada pela primeira vez no interior do Estado de São Paulo. O primeiro ensaio da encenação aconteceu nesta quinta-feira (19), no Teatro Municipal Lulu Benencase, que recebe o espetáculo no dia 26 de setembro, às 20 horas, com a Orquestra Sinfônica de Americana, sob a regência do Maestro Álvaro Peterlevitz. Cada ingresso deve ser trocado por 1 quilo de alimento não perecível na bilheteria do Teatro.
A direção cênica da ópera será de Jorge Coli, professor ligado a Unicamp, crítico e jornalista e contará com encenação completa com cenários, figurinos e coro, tendo como protagonista a soprano Marly Montoni como Butterfly – Cio Cio San e o tenor Fernando Castro como o marinheiro Pinkerton, além de um grande elenco composto por nomes como Tomás David, Ulisses Montoni, Gustavo Lassen, Marcelo Mesquita, Catarina Taira, Marcus Ouros, Alex Mesteir, Cristiane Mesquita.
A ópera conta uma história que se passa no Japão, na cidade de Nagasaki, onde o casamenteiro Goro prepara o enlace do marinheiro norte americano Pinkerton com a gueixa Butterfly. Com apenas 15 anos, a jovem abandona sua religião para seguir a de seu futuro esposo e acaba sendo desprezada por sua família e amigos. Após a noite de núpcias, Pinkerton volta aos Estados Unidos, deixando a gueixa grávida, fato que ele ignora e só vem a descobrir depois de três anos quando volta para desfazer o casamento, pois havia casado com uma americana. Pinkerton fica sabendo de seu filho através do cônsul americano no Japão, Sharpless e quer levar o menino consigo. Após todos estes anos com esperança no retorno de seu marido, a pobre Madama Butterfly não vê outra solução a não ser se suicidar, deixando assim a criança aos cuidados do pai. Triste fim para uma jovem gueixa de apenas 18 anos de idade.
O espetáculo está sendo produzido pela APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte) e Cia ??pera São Paulo, que tem como diretor geral e artístico, Paulo Esper, coordenador geral, Alberto Marcondes, e o produtor, Willian Nunes.
Após a apresentação em Americana, o espetáculo segue para Araras, no dia 27, no Teatro Estadual, e dia 29, em São João da Boa Vista, encerrando a Semana Guiomar Novaes. O Teatro Municipal fica na Rua Gonçalves Dias, 696, Jardim Girassol. Mais informações pelo telefone (19) 3461-3045.