Um terremoto de magnitude 7,5 atingiu o oeste do Japão
na tarde de segunda-feira, 1 de janeiro 2024, desencadeando um alerta de tsunami e um alerta oficial aos residentes para evacuarem as áreas costeiras afetadas o mais rápido possível.
Leia Mais Notícias do Brasil e exterior
O terremoto ocorreu às 16h10. hora local, a uma profundidade de 10 quilômetros (6 milhas), cerca de 42 quilômetros (26 milhas) a nordeste de Anamizu, na província de Ishikawa, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
A Agência Meteorológica do Japão emitiu imediatamente um alerta de tsunami ao longo das regiões costeiras do oeste do Japão, e as primeiras ondas foram relatadas atingindo a costa pouco mais de 10 minutos depois. Alguns dos primeiros relatos vieram da cidade de Wajima, na província de Ishikawa, que viu ondas de tsunami de cerca de 1,2 metros (3,9 pés) por volta das 16h21, segundo a emissora pública japonesa NHK.
Nenhum dano imediato foi relatado. Um grande alerta de tsunami ainda estava em vigor na cidade de Noto, na província de Ishikawa, com ondas de cerca de 5 metros esperadas, de acordo com a Agência Meteorológica do Japão. A Rússia declarou ameaça de tsunami em partes da costa oeste de Sakhalin e insta os residentes a evacuarem para áreas mais altas após o grande terremoto no Japão.
PARTICIPE DO GRUPO DO NOVO MOMENTO NO WHATSAPP