Esta semana o vereador Thiago Brochi (PL) revelou à imprensa de Americana ter recebido convite para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília. Mais votado do PL, partido do prefeito Chico Sardelli e de maior bancada na Câmara Municipal (5 vereadores), Brochi está analisando a possibilidade e se soma a outros políticos que podem concorrer nas eleições nacionais de 2026.
Em 2022, Brochi apoiou Alex Madureira (PL) para estadual e Guilherme Derrite (PL) para federal. Atual secretário estadual de Segurança Pública, Derrite deve concorrer a senador com indicação de Jair Bolsonaro em 2026. Com isso, o vereador americanense poderia pleitear o espaço para federal. No entanto, precisa ‘combinar’ com o prefeito e a cúpula do PL local, uma vez que Franco Sardelli deve colocar o nome para a disputa e possui de aliado, além do pai prefeito, o presidente da Alesp, André do Prado (PL).
Brochi tem apostado no público bolsonarista, depois de ficar por muitos anos no PSDB dos Macris. E também possui boa relação com o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), de Santos. Evidente que é pouco provável o vereador ganhar pra federal, até por não ser conhecido fora de Americana. Mas Brochi tentar a candidatura seria um ‘termômetro’ e oxigenar o nome para entrar na concorrência a prefeito ou vice em 2028.
Jr Dias e Leco Soares
Faltando um ano e meio para o próximo pleito eleitoral, que elege deputados, senadores, governador e presidente da República, outros nomes que podem pleitear cadeiras são os vereadores Leco Soares (Podemos) e Juninho Dias, agora batizado politicamente como Paulo Eduardo (PSD). Leco foi candidato em 2022 e obteve 5.466 votos, enquanto Jr Dias é o recordista para vereador e pode tentar amplificar isso para as cidades da região.
O desafio de Paulo Eduardo é convencer o prefeito Chiso Sardelli e o vice Odir Demarchi, ‘cacique’ da sigla PSD em Americana. Por sua vez, Leco tem o apoio da deputada federal Renata Abreu, presidente nacional do Podemos. Mas a reportagem do NM apurou que, nos bastidores, o grupo de Leco teme que, com a possível fusão do Podemos com o PSDB do clã Macris, a sua pretendida candidatura possa ser trocada pela de Vanderlei Macris.
Outros vereadores que já disputaram uma cadeira de deputado por Americana foram Gualter Amado (agora no Republicanos), Leonora Périco (atual no PL) e Professora Juliana (PT). Eles tiveram respectivamente, 3.168 votos, 2.544 votos e 5.745 votos, além de Thiago Martins (PV e agora PL), com 9.679 votos. O município chegou a ter 4 ou 5 parlamentares, na época de Antônio e José Mentor (PT), Cauê e Vanderlei Macris (PSDB), além do próprio Chico Sardelli.