Duas tigresas siberianas e um veado-catingueiro do Zoo Americana ??? Parque Ecológico ???Cid Almeida Franco??? serão transferidos para Paulínia neste mês. Uma tigresa, filhote de dois anos, foi transferida nesta manhã e o veado segue nesta terça, 14/01. A mãe do filhote, Princesa, deve ser levada em no máximo duas semanas, devido à necessidade de tranquilidade na transferência.
A transferência dos tigres se dá devido à genética dos animais, que são da mesma família e não podem se reproduzir entre si, além da necessidade de melhor condição e bem estar, já que o recinto do parque continha cinco animais. A bióloga do parque, Silvia Machado, comentou sobre o assunto. ???O parque tem hoje cinco tigres e, mesmo o recinto sendo grande, é mais viável que eles tenham outro espaço. Dois tigres para Americana é suficiente e os animais estarão mais bem alojados, além do fato de serem uma família, que não é interessante para reprodução.
Já o veado, que foi recebido após um resgate, será transferido para não ter problemas com o outro macho no recinto. ???Ele chegou ao parque muito pequeno, estava sendo amamentado e estamos no processo de desmame. Devido à existência de um macho no recinto, fica difícil de ele ser levado para exposição???, explicou o veterinário Everton dos Santos. O mamífero silvestre está com quatro meses de vida.
O secretário de Serviços Urbanos afirmou que a transferência será positiva para o parque. ???Paulínia possui um espaço à espera das tigresas e eles não tinham a espécie em exposição. Eles perderam recentemente um animal e com certeza darão todo o cuidado necessário para as duas fêmeas. Ficamos com três machos e outro tigre deve ser transferido para outro zoológico, mas ainda não decidimos qual será???, disse.