Apesar do cenário de incertezas causado pela pandemia de Covid-19, o ano de 2020 não impediu o crescimento das grandes empresas. O ranking BrandZTM Marcas Globais Mais Valiosas 2021, produzido pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria, mostrou, mais uma vez, que as marcas mais sólidas e fortes são mais resistentes e se recuperam de crises mais rapidamente.

O segmento de tecnologia domina o topo do ranking – com sete das 10 primeiras colocações ocupadas por empresas do setor. Entre as marcas destacam-se as voltadas para as indústrias de Mídia e Entretenimento, que apresentaram um crescimento impressionante de 50% no último ano.

A segunda marca que mais aumentou seu valor foi TikTok, uma plataforma disruptiva e fácil de usar – as dancinhas, os vídeos criativos e os desafios transformaram a vida dos consumidores e garantiram a posição. A empresa chinesa fez sua estreia no ranking na edição 2020, com um valor de mercado de US$ 16,8 bilhões, ocupando a 79ª posição. Nos primeiros meses de 2020, o aplicativo já registrava 1,5 milhão de downloads via App Store (Apple) e Google Play Store (Android). Hoje, são mais de 800 milhões de perfis ativos ao redor do mundo.

No ranking 2021 a plataforma seguiu surpreendendo e pulou para a 45ª colocação, com alta de 158% e valorização de US$ 43,5 milhões. Os números a colocam à frente de velhos conhecidos do mercado, como LinkedIn (valorização de US$ 35,5 milhões) e Baidu (US$ 23,3 milhões).

 

Ranking
2021

Marca

País de Origem

Valor 2021 (Milhões)

Valor 2020 (Milhões)

Variação

1

Google

EUA

US$ 457,998

US$ 323,601

42%

2

Tencent

China

US$ 240,931

US$ 150,978

60%

3

Facebook

EUA

US$ 226,744

US$ 147,190

54%

4

Instagram

EUA

US$ 82,904

US$ 41,501

100%

5

Netflix

EUA

US$ 71,126

US$ 45,889

55%

6

Disney

EUA

US$ 55,217

US$ 48,802

13%

7

YouTube

EUA

US$ 47,103

US$ 33,976

39%

8

TikTok

China

US$ 43,516

US$ 16,878

158%

9

LinkedIn

EUA

US$ 35,523

US$ 29,936

19%

10

Baidu

China

US$ 23,358

US$ 14,840

57%

Marcas de Mídia e Entretenimento mais valiosas do BrandZ 2021, da Kantar

 

Marcas devem aproveitar a popularidade

De acordo com o estudo Media Trends & Predictions 2021, também da Kantar, as marcas estão buscando melhorar suas campanhas de vídeo online através de influenciadores e interação em desafios do TikTok (Hashtag Challenges).

Essa estratégia tem atraído marcas que buscam se diferenciar – e a expectativa é que os investimentos em redes sociais continuem crescendo em 2021. De acordo com a Kantar, em 2020, o formato stories recebeu 29% a mais de investimentos e a projeção é que esse número dobre este ano.

 

Sobre a Kantar

A Kantar é líder global em dados, insights e consultoria. Atuamos em mais de 90 mercados e somos a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem. Ao combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias avançadas, ajudamos nossos clientes a entender as pessoas e inspirar crescimento.