Patrocinado pela Caixa Econômica Federal através do Programa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro, o projeto ???CEDOC em Movimento???, iniciativa do Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi, inicia a etapa extramuros do projeto. Um dos passos é a exposição itinerante celebrando os 200 anos de Santa Bárbara d???Oeste, que será apresentada pela primeira vez no Tivoli Shopping. O projeto concebe ainda atividades nas escolas públicas e privadas de Santa Bárbara d´Oeste.
A proposta da exposição é oportunizar, não apenas aos barbarenses, mas aos munícipes das cidades do entorno, o contato com um recorte histórico da cidade ilustrado por meio de uma série de fotógrafos e amantes da fotografia de três dos mais importantes pontos turísticos de Santa Bárbara.
???Para nós do Tivoli Shopping é uma verdadeira honra ser escolhido como primeiro a receber esta exposição tão rica e cheia de história que é preciosa não só para os barbarenses, mas também para o contexto histórico do nosso estado, do nosso país. Escolhemos um ponto estratégico para que muitos clientes possam conferir cada detalhe desta mostra???, destacou a coordenadora de Marketing do Tivoli Shopping, Paula Funichello.
A abertura está programada para o dia 08 de maio, terça-feira, às 10h. A visitação poderá ser feita até o dia 27 de maio, sempre de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e, aos domingos, das 14h às 20h. A entrada é franca e o Tivoli Shopping fica à Av. Santa Bárbara, 777, em Santa Bárbara d´Oeste. A exposição histórico-fotográfica, em comemoração aos duzentos anos de fundação da cidade de Santa Bárbara d´Oeste, circulará por outros pontos da cidade, além de espaços culturais em Nova Odessa, Sumaré, Campinas e Piracicaba.
Baú de HistóriaApós a etapa das expedições fotográficas, que reuniu mais de 100 fotógrafos e amantes da fotografia que registraram cenas, poses e olhares de três dos principais pontos histórico-turísticos de Santa Bárbara d´Oeste ??? Praça Central e Matriz Santa Bárbara, Usina Santa Bárbara e o bairro Santo Antônio do Sapezeiro ??? o Centro de Documentação Histórica envolve as entidades escolares do município. Tanto as escolas públicas quanto as privadas, cujo atendimento volta-se para o Ensino Fundamental I, foram convidadas para participar desta etapa do projeto. A expectativa da equipe do CEDOC é que cerca de 40 escolas, 80 profissionais de educação e, aproximadamente, 15.000 alunos sejam diretamente beneficiados pelo Baú da História.
De acordo com a Coordenadora do CEDOC da Fundação Romi, Sandra E. de Souza Barboza, o Baú da História é uma oportunidade do CEDOC da Fundação Romi compartilhar, com as escolas do município, parte de seu acervo, principalmente, os documentos diretamente vinculados à fundação da cidade de Santa Bárbara d´Oeste e, despertar o interesse dos estudantes para o potencial do montante histórico da entidade. ???De nada adianta apenas preservar a história, é preciso criar ações para disseminar e oportunizar o acesso. Dentre uma série de outras ações promovidas pelo CEDOC para atingir esse objetivo, desta vez criamos o ???Baú da História??????, explicita.
Quarenta escolas, públicas e privadas, de Ensino Fundamental I de Santa Bárbara d´Oeste poderão, gratuitamente, se inscreverem nesta etapa do projeto ???CEDOC em Movimento???. Os participantes inscritos serão submetidos a um treinamento para que compreendam os itens integrantes do ???Baú da História???, meios e formas de manuseio, atividades extras, além de técnicas de contação de história. Tudo isso voltado a potencializar os conteúdos que professores e coordenadores desenvolverão em suas respectivas escolas.
Diretores e coordenadores escolares que queiram mais informações acerca do ???Baú da História??? e tenham interesse em participar desta etapa do projeto ???CEDOC em Movimento???, podem acessar o site do CEDOC, através do link www.fundacaoromi.org.br/cedoc, na página Baú da História e realizar contato com a equipe da CEDOC da Fundação Romi. O Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi está localizada na Avenida João Ometto, 118, no Jd. Panambi em Santa Bárbara d´Oeste. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (19) 3499-1558.