O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito divulga, nesta quarta-feira, 19, por meio do INFOSIGA SP (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), a diminuição de 5% no número de óbitos provenientes de acidentes de trânsito em todo o Estado de São Paulo no acumulado do ano em relação ao mesmo período de 2015 (Jan a Set de 2016 x Jan a Set de 2015), o que representa um total de 246 vidas salvas.

O mês de setembro, em comparação ao mesmo mês do ano passado, teve redução de 4%, com a preservação de 20 vidas, e teve redução de 9% em relação ao mês anterior (Ago/16), com 44 óbitos a menos.
Com relação aos acidentes com vítimas, houve uma queda de 22% no acumulado do ano em relação ao mesmo período de 2015 em todo o Estado de São Paulo. Foram 144.084 ocorrências em 2016 contra 185.314 registradas no mesmo período de 2015.
Do total de óbitos de acidentes de trânsito ocorridos em setembro de 2016, 82% eram pessoas do sexo masculino, 26% eram jovens de 18 a 29 anos, 40% foram provocados por colisões e 26% por atropelamentos. Os dados deste mês apontam que a maior parte das vítimas eram motociclistas (34%) e pedestres (26%).
O INFOSIGA SP é uma ferramenta técnica que faz o levantamento dos óbitos decorrentes de acidentes de trânsito nos 645 municípios do Estado, podendo auxiliar na elaboração de políticas públicas nas cidades. As estatísticas são divulgadas no dia 19 de cada mês e as mortes são classificadas por tipo da vítima (pedestre, motociclista, motorista e ciclista), perfil da vítima (gênero, idade e sexo) e o tipo de acidente (colisão, atropelamento e choque). A publicação refere-se sempre ao mês anterior e está disponível por meio do site www.infosiga.sp.gov.br.
Um dos destaques que vem contribuindo para essa redução de acidentes e óbitos no trânsito no Estado de São Paulo é o trabalho realizado em 15 municípios conveniados, onde foram criados comitês locais focados na discussão de melhorias em projetos de infraestrutura, campanhas educativas no trânsito e fiscalização, entre outras ações. Considerando apenas essas cidades, houve uma queda de 16% no número de óbitos, o que representa um total de 70 mortes a menos de um ano para o outro. Na comparação de 2016 com o mesmo mês do ano passado, registrou-se uma diminuição de 18% no número de mortes.