Um grupo formado por aproximadamente 35 servidores, entre profissionais de enfermagem, médicos, técnicos e auxiliares, agentes comunitários de saúde, farmacêuticos, psicólogos, assistentes sociais, das unidades básicas de saúde recebeu nesta terça-feira (10), na sede da Secretaria Municipal de Saúde, uma capacitação sobre suporte básico de vida. As instruções foram realizadas pelo cabo, Thiago Brancalhão, do Corpo de Bombeiros do município.

A ação teve como objetivo capacitar e reciclar os profissionais da rede de atenção primária no atendimento de urgência e emergência, com ênfase no suporte básico de vida, tanto adulto como infantil, e, com isso proporcionar às equipes atualização, autonomia e segurança na assistência a essas situações até a chegada da ambulância do setor 192, com o suporte avançado.

Durante o treinamento o sargento abordou diversas situações relacionadas às emergências, especialmente a parada cardiorrespiratória e o engasgo. Os profissionais foram orientados sobre o uso do DEA (Desfribilador Externo Automático), que faz a verificação sobre o ritmo cardíaco do paciente e, caso constate a necessidade de um choque elétrico para a normalização dos batimentos, o próprio equipamento regula a carga adequada de energia.

De acordo com NEPH (Núcleo de Educação Permanente e Humanização), setor responsável pela organização do evento, ao todo 140 profissionais da rede serão capacitados. As atividades deverão prosseguir ao longo do mês de setembro, contemplando novas turmas.