Pacientes da Unacon Americana participaram de uma oficina de
amarração de lenço e de maquiagem na manhã desta segunda-feira (23). A iniciativa na (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) fez parte da programação da campanha Outubro Rosa.
“Quando você descobre que existem mil formas de ser linda, mesmo estando careca, tudo fica mais leve”, afirma a voluntária e ex-paciente oncológica Lucíola Detlinger Cureau, que ensina variações de laços de lenços e dá dicas de maquiagem às mulheres em tratamento com quimioterapia.
Lucíola integra o Clube das Carecas – Campinas, grupo de voluntárias que arrecada doações de lenços e batons para a realização das oficinas em centros oncológicos. Durante sua batalha pessoal contra o câncer, a partir de 2015, decidiu se tornar maquiadora profissional para ajudar outras pacientes.
Leia+ Sobre saúde aqui no NovoMomento
“O objetivo das oficinas é contribuir com a melhoria da autoestima das mulheres e introduzir mais cores em suas vidas”, explica Lucíola, que antes trabalhava como secretária executiva. Durante a oficina, são utilizadas maquiagens, batons e outros itens de beleza que não agridem a pele das pacientes.
“Faço uma maquiagem leve, um contorno, um pouco de sombra. Com todo cuidado, verifico se a paciente tem cílios e sobrancelhas, dou dicas de produtos que podem usar. E também recomendo a elas irem ao dermatologista”, afirma a maquiadora.
“É muito difícil se olhar no espelho toda manhã durante a quimioterapia, passei por isso e sei que é angustiante. Mas quando você faz uma trança, um rabo de cavalo ou uma flor no lenço, tudo fica mais leve. E quando descobre as cores e tira de cena o preto e o marrom, o bom humor e as brincadeiras chegam. As cores vivas impactam diretamente na autoestima e na eficácia do tratamento”, completa Lucíola.
A paciente Adelaide Aparecida Sache Rodrigues, de 62 anos, foi uma das participantes da oficina. “O lenço é uma novidade para mim, nunca usei. Mas é um item prático e fácil de usar”, avaliou.
As ações do Outubro Rosa também são realizadas no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São José. As unidades são administradas pela Santa Casa de Chavantes de Misericórdia (SCMC) por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.
PARTICIPE DO GRUPO DO NOVO MOMENTO NO WHATSAPP