Começou no dia 16 as aulas do curso de Técnicas Construtivas Alternativas em Habitação de Interesse Social, uma parceria entre a Faculdade de Tecnologia da Unicamp (curso de Tecnologia em Construção de Edifícios) e UNIP Limeira (curso de Arquitetura e Urbanismo). No total, 250 pessoas se inscreveram para participar da seleção para as 30 vagas ofertadas, gratuitamente, para estudantes de arquitetura e engenharia.

A aula de abertura do curso, que será realizada na FT, a partir das 19h, terá como tema a História da Arquitetura em Terra. No sábado, dia 17, as aulas serão na UNIP. Pela manhã, das 9h às 12h, serão abordados as Características e o Comportamento dos Materiais. ?? tarde, das 13h às 17h, o tema será Construção em Taipa: seleção de solo, forma, compactação e cura.
Nas aulas seguintes, o conteúdo programático prevê temas como construção com tijolos de solo-cimento com visita técnica em fábricas que produzem esse material, condicionantes de projeto para tijolo modular e experiência no canteiro de obras com tijolo de solo-cimento, também conhecido como tijolo ecológico. Todas as aulas serão às sextas-feiras à noite e aos sábados, na FT-Unicamp e na UNIP Limeira. A parte prática será na casa de um beneficiário do Programa de Assistência Técnica da Prefeitura de Limeira, localizada no Bairro Geada. O morador Pedro Luis de Paula é atendido voluntariamente pelo escritório TABOCA Arquitetura e Cidades e pela FT-Unicamp na gestão da obra. Além de contar com o corpo docente das duas universidades, o curso terá um docente da cátedra de arquitetura de terra da Unesco, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. A realização tem apoio da TABOCA Arquitetura e Cidades, EcoCR Tijolos Ecológicos, Prefeitura de Limeira e Dínamus Assessoria de Imprensa. Atualizações sobre o curso podem ser acompanhadas na página do Facebook: www.facebook.com/cursosolocimento.