O Ministério da Saúde fez nesta sexta-feira (31) uma visita técnica a UPA (Unidade de Pronto Atendimento Médico) Macarenko. O trabalho faz parte do processo de habilitação e requalificação da unidade, que recebeu novos investimentos na atual administração e que garante atendimento de qualidade 24 horas aos moradores de Sumaré.
Eliane Schebeliski, analista técnica do Ministério da Saúde, acompanhada do secretário de Saúde, Rubens Gatti, do diretor médico Dr. Helleson Castro, além de superintendentes da Secretaria, médicos e enfermeiros, percorreu todas as dependências, conheceu os locais de atendimento de pacientes, vistoriou e fotografou equipamentos e agora vai produzir um relatório sobre a visita técnica.
Após percorrer as dependências da UPA, tirar dúvidas sobre o funcionamento e fazer algumas recomendações, Eliane Schebeliski se reuniu com o secretário Rubens Gatti e demais diretores, e afirmou ter ficado impressionada com o bom funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento. Segundo ela, a situação encontrada em Sumaré é bem diferente da maioria das cidades brasileiras, em que o Ministério realiza vistorias semelhantes.
O diretor médico Dr. Helleson Castro explicou as medidas adotadas para o funcionamento da UPA, principalmente para agilizar o atendimento e o diagnóstico dos pacientes que chegam à unidade. ???Seguindo a determinação do prefeito Luiz Dalben e do secretário de Saúde Rubens Gatti, tomamos uma série de medidas administrativas e práticas para garantir atendimento de qualidade, com médicos de plantão durante 24 horas e com escala de trabalho definida para todos os dias da semana???, afirma o diretor médico.
???A UPA Macarenko funciona conforme as regras do Ministério da Saúde e adota o sistema de classificação de risco para determinar quais pacientes são atendidos primeiro. Já superamos a meta inicial de atendimento, que era de 10 mil atendimentos, sendo que atualmente são atendidas cerca de 22 mil pessoas ao mês. A ordem é estabelecida com base na urgência daqueles em situação mais grave???, ressalta o prefeito Luiz Dalben.