Começa na próxima segunda-feira, dia 10 de março, e segue até dia 10 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação de meninas contra o HPV (Vírus do Papiloma Humano), que promove proteção contra o câncer do colo de útero e verrugas genitais.
O público alvo é formado pelas meninas pré-adolescentes com idades entre 11 e 13 anos. Em Sumaré, a campanha será realizada pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura, através dos setores de Saúde Coletiva, Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica. A população municipalna faixa etária público alvo da vacinação corresponde a 6.087 pré-adolescentes.
O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas, por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. A vacina confere proteção contra quatro tipos de vírus HPV, sendo dois de baixo risco, para verrugas genitais (HPV 6 e 11), e dois de alto risco, para câncer de colo de útero (16 e 18).
O objetivo desta ação é prevenir estas infecções virais pelos tipos presentes na vacina e, principalmente, o câncer de colo de útero. A vacinação ocorrerá em Unidades Básicas de Saúde da Rede Pública e em Escolas Públicas e Privadas do Município, por ocasião das ações devacinação ???extramuros???, uma parceria entre as Secretarias Estadual e Municipal de Educação e as equipes de Saúde da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde.
Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar o Dia de Mobilização em 29 de março, um sábado. Nesta data, serão montados e disponibilizados pela Prefeitura 18 Postos Fixos de Vacinação em todas as regiões administrativas da cidade, com o objetivo de atender a demanda de pré-adolescentes que não tenham procurado pela vacina nas primeiras semanas da campanha. Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação.
????? a primeira vez que a população terá acesso gratuito, em nível nacional, a uma vacina contra um tipo de câncer e uma doença sexualmente transmissível. Esse momento marca dois passos importantes na história da Saúde Pública brasileira. O primeiro é a proteção de futuras mulheres, econsequentemente também homens, contra uma doença sexualmente transmissível. Por meio da campanha de vacinação, vamos iniciar um processo de conscientização e orientação para essas meninas que ainda vão iniciar a vida sexual, ressaltando a importância dos cuidados com a saúde.
O segundo passo importante é a prevenção do câncer de colo de útero, que é o segundo mais frequente entre as mulheres???, destacou a gerente de Saúde Coletiva da Prefeitura de Sumaré, Adriana Medeiros.
DOSES O esquema vacinal é composto por três doses (0, 6 e 60 meses), a aplicação da segunda dose iniciará em setembro deste ano. Após a campanha, a vacina estará disponível na Rede Pública durante todo o ano, como parte da rotina de imunização. ?? importante ressaltar que a vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.