O Comdema (Conselho Municipal do Meio Ambiente) protocolou ofícios para a Gama (Guarda Municipal de Americana) e para a Polícia Militar solicitando a intensificação da fiscalização na Represa de Salto Grande, especificamente no local que está acontecendo a contenção das macrófitas (aguapés) para posterior retirada.
A medida foi motivada pela informação, por parte da ONG Barco Escola da Natureza e da CPFL, de que estão acontecendo freqüentemente atos de vandalismo, como o corte das cordas de contenção na orla da Praia dos Namorados, acarretando prejuízos aos trabalhos de retirada dos aguapés.No início de novembro, durante o anúncio da intensificação de retirada das macrófitas, o secretário de Meio Ambiente, Odair Dias, fez um apelo à população do entorno da orla para que fiscalizem e denunciem os atos irregulares. “Vamos reforçar a fiscalização e que cada munícipe fiscalize também, para que tudo dê certo. Os bons são maioria.”
O Comdema, por meio do presidente João Antonio Silveira Braidotti, repudiou o caso. “Essa é a hora de nos unirmos; a comunidade como um todo, quem mora na orla e até mesmo quem não mora. Vamos ficar de olho, ver quem são essas pessoas que estão atrapalhando o crescimento da nossa cidade. Temos que trabalhar juntos!”.
Os trabalhos de retirada das macrófitas seguem em ritmo redobrado desde a última semana, com o aumento do maquinário da CPFL. O objetivo previsto no Plano de Manejo da empresa é alcançar 350 viagens de caminhão por dia, até atingir o número recomendado de 80 hectares.