O mercado de cosméticos brasileiro vem crescendo ao longo dos anos, apresentando dados superiores ao do crescimento médio industrial do país. No entanto, são poucos os consumidores que se preocupam em saber quais produtos químicos estão colocando no corpo. Um dos componentes mais controversos atualmente é o parabeno, encontrado em produtos de beleza, alimentos e medicamentos.

Os parabenos são uma classe de classe de compostos químicos utilizados como conservantes, geralmente em cosméticos. Os tipos mais comuns utilizados são o metilparabeno, o propilparabeno e o butilparabeno. As informações são do Food and Drugs Administration (FDA) do Departamento de Saúde e Serviços Humanos do governo dos EUA.
Em geral, maquiagens, desodorantes, hidratantes, loções, esmaltes, óleos, perfumes, produtos para o cabelo, tinta para tatuagem e até mesmo creme de barbear possuem esse componente, de acordo com o FDA.
A intenção da utilização do parabeno é a proteção contra microorganismos, para garantir a integridade do produto quanto à saúde do consumidor. Entretanto, pesquisas recentes mostram que a realidade pode ser diferente.
Há algum tempo, o composto virou tema de pesquisas após uma série de e-mails virais onde era “denunciado” que o parabeno estaria relacionado ao desenvolvimento de câncer. Porém, a Sociedade Americana de Câncer e a Agência Internacional pelo Estudo do Câncer, afirmam que não existem provas concretas que ligam o parabeno ao desenvolvimento de câncer.
Além da suspeita de câncer, o uso de parabenos pode causar alergias cutâneas e o envelhecimento precoce da pele. O parabeno ainda interfere no sistema endócrino de humanos e animais – ele possui uma atividade estrogênica – por conta disso ele é considerado um disruptor endócrino.
Sendo assim, o controle do composto no Brasil é rígido, sendo permitidas concentrações máximas de 0,4% de cada parabeno e um máximo de 0,8% de parabeno total no produto cosmético.
Existem diversas opções no mercado que são totalmente livres de parabenos – portanto, são alternativas óbvias e mais seguras aos cosméticos comuns. Uma dessas opções é a Terráquea, eco-commerce especializado em produtos naturais e orgânicos.
Livre-se dos químicosTerráquea é um eco-commerce vegano de cosméticos e produtos para bem-estar naturais e orgânicos. Possui mais de 300 produtos nacionais de empresas que prezam a proteção do meio ambiente e não testam em animais. Está situada na região de Florianópolis e atende todo país.

Na Terráquea você pode encontrar diversos produtos de beleza para cabelo, pele, maquiagem, além de cremes dentais entre outros tipos de cosméticos, livre de componentes químicos prejudiciais.